> >
Médico capixaba recebe coração de jovem de 24 anos morto durante assalto em Minas Gerais

Médico capixaba recebe coração de jovem de 24 anos morto durante assalto em Minas Gerais

O repórter da Rádio CBN, Diony Silva, acompanhou o transplante do momento em que o doador foi encontrado, em Minas, até a chegada no Hospital Meridional em Vitória

Publicado em 29 de junho de 2016 às 14:49

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

O novo coração que bate no peito do médico neurocirurgião capixaba Rogério Guasti, de 70 anos, pertenceu a um jovem de 24 anos. Natural de Uberlândia, Minas Gerais, o jovem teve morte cerebral confirmada depois de ser baleado durante um assalto. 

O repórter da Rádio CBN, Diony Silva, acompanhou o transplante do momento em que o doador foi encontrado, em Minas, até a chegada no Hospital Meridional, em Cariacica.

Segundo ele, o jovem estava no Hospital das Clínicas de Uberlândia e doou, além do coração, os rins, o fígado e as córneas. A família dele não se encontrava no hospital durante o procedimento.

"A cirurgia para retirada é feita com muito cuidado. Apesar de o paciente já estar tecnicamente morto, todos os procedimentos de higiene e de cuidados são feitos para preservar os órgãos e a dignidade desse paciente", afirmou Diony. Ouça o relato do repórter. 

Corrida contra o relógio

O avião da Força Aérea Brasileira, que fez o transporte do coração, chegou ao aeroporto de Vitória por volta das 23 horas. Após a chegada em Uberlândia, um carro já esperava a equipe para levá-lo ao hospital.

O repórter relatou que a cirurgia para a retirada do coração durou cerca de três horas. A partir daí, os médicos têm quatro horas para transplantá-lo para outro corpo, sob o risco de que o órgão se deteriore. A cirurgia de transplante começou ás 6 horas desta quarta-feira (29) e terminou por volta das 14h30. Os médicos disseram que não houve complicações durante o procedimento. O estado de Rogério Guasti é grave, mas, de acordo com os médicos, este quadro já era esperado. Agora começa a luta pela recuperação.

Apelo

Com problemas de arritmia cardíaca, há três meses o médico neurocirurgião Rogério Guasti, de 70 anos, recebeu o diagnóstico de que precisaria de um transplante de coração. De lá pra cá, os dias foram de angústia para familiares e amigos. Nesta terça-feira (28), a filha dele gravou um vídeo em que Rogério pede ajuda para mobilizar pessoas a favor da doação de órgãos.

Mas na tarde desta terça (28), por coincidência, todos receberam a notícia que tanto esperavam: um coração compatível foi encontrado em Minas Gerais.

Segundo a mulher do médico, Anadir Nepomuceno Guasti, 50, o neurocirurgião, que está internado no Hospital Meridional, já sofre com arritmia cardíaca há alguns anos. Ele, inclusive, já passou por operações e possui um desfibrilador - aparelho eletrônico que diagnostica as arritmias cardíacas e é capaz de tratá-las, através da desfibrilação, uma aplicação de corrente elétrica que para a arritmia, fazendo com que o coração retome o ciclo cardíaco normal.

“Mas depois de alguns exames, os médicos perceberam que ele estava com uma cardiopatia grave e precisava de um coração novo para continuar vivo e bem. Ele entrou na fila de transplante e hoje (ontem) tivemos a notícia que havia um coração compatível em Uberlândia, em Minas Gerais”, disse.

Este vídeo pode te interessar

Com informações de Diony Silva, da Rádio CBN

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais