> >
Linhares tem primeiro caso de supergripe

Linhares tem primeiro caso de supergripe

Um profissional da saúde contraiu H3N2, a forma mais grave do vírus da gripe, e deixa cidade em alerta. É a primeira vez na história do município que a doença é registrada

Publicado em 4 de junho de 2018 às 20:33

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
(Arquivo)

Foi confirmado em Linhares o primeiro caso de H3N2, a forma mais grave do vírus da gripe e que pode até matar. Também conhecida como supergripe, a doença acendeu um sinal de alerta na cidade do Norte do Estado, já que é a primeira vez que é registrada no município.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, há 16 casos suspeitos de Influenza em Linhares, sendo quatro confirmados: três de H1N1 e um de H3N2. O paciente com a supergripe seria um profissional da área da saúde que já foi tratado e teve alta do hospital. Há ainda duas pessoas internadas com suspeita de Influenza. Não houve mortes pela doença na cidade até o momento.

“A Prefeitura de Linhares salienta que todos os pacientes com suspeita de Influenza são imediatamente submetidos a exames e dão início ao tratamento. A prefeitura reforça também que as 33 unidades de saúde da cidade prosseguem com vacinação aos grupos prioritários (crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores e idosos), até o dia 15 de junho”, informa uma nota da prefeitura.

PROCURA BAIXA POR VACINA

A Secretaria Municipal da Saúde ressaltou que a procura pela vacina da gripe está baixa e a meta de vacinação dos grupos prioritários ainda não foi atingida. “O H3N2 já está circulando no município e se a população não estiver vacinada, vai adoecer. A adesão está muito baixa entre crianças, gestantes e trabalhadores da saúde”, destacou a coordenadora municipal de imunização, Ana Alves de Oliveira.

Este vídeo pode te interessar

Já a coordenadora de Vigilância Epidemiológica Jackelene Ramos disse que a população do grupo prioritário não está mais procurando a vacina e lembrou que a Campanha Nacional de Vacinação foi prorrogada. “Além de se imunizar, é preciso ter certos cuidados no dia a dia, como evitar lugares fechados e com grande aglomeração de pessoas, sempre lavar as mãos ao manipular alimentos e após tossir e espirrar. Usar o álcool em gel é uma boa alternativa”, ensinou. Com informações de Kaio Henrique, da TV Gazeta Norte.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais