> >
Internautas reclamam de fumaça de turfa na Grande Vitória

Internautas reclamam de fumaça de turfa na Grande Vitória

Corpo de Bombeiros afirma que não foi acionado para nenhuma ocorrência de combate a incêndio na área de turfa, que fica no entorno do Mestre Álvaro, na Serra.

Publicado em 5 de novembro de 2019 às 21:52

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Incêndios na região de turfa próxima ao Mestre Álvaro, na Serra, são comuns nessa época do ano. (José Carlos Schaeffer)

Desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (05) moradores de várias regiões da Grande Vitória reclamaram da fumaça e do cheiro forte de queimado. A reclamação principal indicava incêndio na vegetação de turfa na região do Mestre Álvaro, na Serra.

Vale lembrar que nesta época do ano, os incêndios são comuns nessa área e infernizam a vida dos moradores próximos e também de outras regiões, visto o deslocamento da fumaça, que causa ardência nos olhos, dificuldade para respirar, além da fuligem.

Apesar das postagens e reclamações, o Corpo de Bombeiros informou, em nota, não ter sido acionado para ocorrências envolvendo incêndio em turfa nesta terça-feira (05). A corporação também não atendeu chamado para incêndio em vegetação na data. 

A TURFA

A turfa é um material de origem vegetal parcialmente decomposto e encontra-se predominantemente em regiões pantanosas. Na Grande Vitória, a região do Mestre Álvaro. O fato de se encontrar em camadas pelo solo e ser praticamente rasteira dificultam o combate a eventuais incêndios, pois o fogo queima "por baixo" da terra.

VEJA OS RELATOS

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais