> >
Defesa Civil retira alertas de deslizamentos e alagamentos para o ES

Defesa Civil retira alertas de deslizamentos e alagamentos para o ES

O coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel André Có, ressaltou que os alertas cessaram, mas reforçou a atenção que moradores de áreas de risco devem ter

Publicado em 25 de novembro de 2019 às 14:22

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Após trégua da chuva, alertas de deslizamento e alagamento foram cessados. (Caique Verli)
Defesa Civil retira alertas de deslizamentos e alagamentos para o ES

Após uma trégua das fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo nas últimas semanas, a Defesa Civil Estadual informou que não existem mais alertas do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) para risco de movimento de massa e alagamentos no Espírito Santo. Com isso, o plano de emprego do órgão e do Corpo de Bombeiros voltou para a normalidade.

O coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel André Có, ressaltou que os alertas cessaram, mas reforçou a atenção que moradores de áreas de risco devem ter.

“Nós não temos previsão de chuva forte para os próximos dias. Mas a gente passou um período grande de chuvas e é importante que, quem mora em encostas e locais que são suscetíveis a alagamento, mantenha um estado de atenção, porque esse local pode voltar a sofrer com uma chuva mais forte”, explicou.

BALANÇO

O balanço atualizado dos danos causados pela chuva foi divulgado na manhã desta segunda-feira (25). No total, 771 pessoas continuam fora de casa, sendo 702 desalojados e 69 desabrigados. Apesar do plano de emprego da Defesa Civil ter voltado à normalidade, o coordenador do órgão reforça o trabalho dos municípios.

“Logicamente que os municípios que sofreram com essas chuvas estão trabalhando para voltar à normalidade do dia a dia”, disse.

A Defesa Civil Estadual também apresentou um balanço das atividades realizadas durante o período de chuvas. Do dia 12 ao dia 24 deste mês, foram registrados 2.824 chamados, com um pico nas fortes chuvas do dia 14/11, quando 491 chamados foram recebidos.

No dia 14/11 foi criado o Sistema de Comando e Operação (SCO) para coordenar as operações dos militares durante as chuvas. Neste domingo (24), com o cessar dos alertas, o SCO foi desmobilizado. No entanto, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Cerqueira, afirmou que toda a organização se mantém funcionando para eventuais chuvas.

Este vídeo pode te interessar

“Os militares estão de sobreaviso. É nesse momento que a gente analisa os materiais, viaturas e demais equipamentos. É o momento que a trégua nos dá a oportunidade de fazer o alinhamento para enfrentar um novo combate às chuvas. Faz parte de um trabalho de prevenção”, disse.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais