> >
Corte de árvores no Morro do Moreno revolta ambientalistas no ES

Corte de árvores no Morro do Moreno revolta ambientalistas no ES

Derrubada de eucaliptos gera preocupação com relação às espécies de animais que existem no local. Segundo a prefeitura, empresa tinha autorização para cortar apenas uma árvore

Publicado em 6 de setembro de 2019 às 08:31

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Árvores foram cortadas no Morro do Moreno para implantação de tirolesa. (Reprodução/ TV Gazeta)

O corte de árvores para implantação de uma tirolesa no Morro do Moreno, em Vila Velha, no Espírito Santo, nesta quinta-feira (5), revoltou ambientalistas. Segundo eles, a retirada de eucaliptos pode contribuir para o desaparecimento de espécies de animais da região. Mas, de acordo com o representante da empresa responsável pelos cortes, a ação foi autorizada pelos órgãos ambientais.

A tirolesa que está sendo implantada vai do ponto mais alto do morro, na área onde ficam as antenas de TV, até o ponto conhecido como Testa da Macaca, e terá aproximadamente 500 metros de comprimento.

Um dos donos da empresa que vai instalar a tirolesa disse que tem toda documentação que autoriza o corte das árvores.

“Nós temos hoje a autorização do Idaf para o corte das árvores, da Prefeitura Municipal de Vila Velha e do proprietário. As árvores que foram cortadas são eucaliptos, não são árvores nativas, são árvores daninhas, que a qualquer momento, sem autorização, poderiam ter sido cortadas”, disse o empresário Alex Magnago.

Mas uma pesquisa está sendo feita no local e, segundo o ambientalista Petrus Lopes, existem duas espécies de bicho-preguiça na região e uma delas está ameaçada de extinção.

“Se a gente está comprovando a existência de uma espécie em extinção e que vem morrendo pelo uso descontrolado do Morro do Moreno, e por diversas atividades que não respeitam a biodiversidade local, o que é a ciência do Espírito Santo? O que é a gente lutar para um animal não desaparecer?”, lamentou.

PREFEITURA

Este vídeo pode te interessar

Apesar de o responsável pelo corte das árvores ter dito que tem autorização pra cortar as árvores de uma espécie de eucalipto, a prefeitura informou que só autorizou o corte de apenas uma única árvore, e não de todas da mesma espécie.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais