> >
Chuva tem pausa, mas ainda deixa mais de 700 fora de casa no ES

Chuva tem pausa, mas ainda deixa mais de 700 fora de casa no ES

De acordo com relatório da Defesa Civil, subiu o número de pessoas desalojadas. Previsão ainda é de chuva para este sábado (23)

Publicado em 23 de novembro de 2019 às 12:36

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Vítimas das chuvas em abrigos no bairro Novo Horizonte, em Cariacica. (Vitor Jubini )

Subiu o número de pessoas fora de casa devido às fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo ao longo da semana. De acordo com o último relatório da Defesa Civil Estadual, com dados até as 11 horas deste sábado (23), o total de desalojados e desabrigados ainda é de 748 capixabas. São 679 pessoas desalojadas, que precisaram deixar suas casas temporariamente, e outras 69 desabrigadas, que tiveram as residências danificadas e precisaram ir para abrigos.

O pior panorama é no município de Santa Leopoldina, com 362 desalojados e 65 desabrigados. O município ainda teve 4 feridos e 3 mortos. Na sequência vem Viana, com 96 desalojados, Domingos Martins, com 73, e Cariacica, com 42.

Apesar da chuva ter dado uma trégua aos capixabas, na noite desta sexta-feira e manhã de sábado (23), as regiões Metropolitana, Serrana e Norte do Estado permanecem em risco, com alerta para chuva e deslizamentos. Os municípios de Vitória, Vila Velha, Serra e Aracruz  estão em alerta alto para deslizamento de terra. Quatro cidades estão em risco moderado: Cariacica, Fundão, Linhares e Santa Leopoldina.

Nas últimas 24 horas, ainda de acordo com a Defesa Civil, a Serra teve o maior acumulado de chuvas, com 109,82 milímetros. Vitória registrou 90,26, Aracruz, 72,68, e Vila Velha 69,17 milímetros. Na Serra, segundo a prefeitura, não há desalojados ou desabrigados, apesar de terem ocorrido dois deslizamentos nesta sexta-feira, com o desabamento de um barranco, um em Taquara I, e outro em Nova Carapina I.  O tenente-Coronel Carlos Wagner, do Corpo de Bombeiros, explicou o motivo de tantos alagamentos. 

"O problema maior não está na quantidade de milímetros de água, mas no tempo em que essa quantidade caiu. Em Vitória, em 4 horas, choveu o equivalente para a previsão do dia inteiro, que é o que causa os transtornos".

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais