> >
Assembleia aprova corte de gratificação para professores do ES

Assembleia aprova corte de gratificação para professores do ES

Maioria dos deputados votou a favor de mudanças na legislação, propostas pelo Executivo, para a oferta de tempo integral na rede estadual

Publicado em 20 de novembro de 2019 às 18:02

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Painel de votação do projeto do governo aponta posição dos deputados estaduais. (Divulgação/Tati Beling)

Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (20), o projeto de lei do governo que corta gratificações de professores do tempo integral e amplia a ocupação das escolas da rede estadual. Dos 24 parlamentares presentes à sessão, 17 apoiaram a medida, seis votaram contra e um deputado se absteve. 

Assembleia aprova corte de gratificação para professores do ES

O ponto mais polêmico diz respeito ao fim da dedicação exclusiva que é paga aos professores. Os cerca de mil educadores que atuam hoje em escolas de tempo integral ganham 40% sobre 25 horas, e ainda têm uma extensão da jornada para totalizar 40 horas semanais. 

A despesa anual da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) com as gratificações é de R$ 13 milhões, e os recursos, a partir de 2020, deverão ser redistribuídos para formar equipes gestoras. Atualmente, somente as 36 escolas de tempo integral contam com esses profissionais e, com o projeto aprovado, serão 124 unidades.

Mas, se de um lado professores perdem gratificações, de outro o projeto aprovado prevê que possam ocupar duas cadeiras e totalizar uma jornada de 50 horas semanais. Esses educadores poderão, por exemplo, ficar 40 horas em uma unidade de tempo integral e fazer a complementação da jornada em outra escola. 

Outra mudança prevista com a aprovação da proposta do Executivo é o tempo integral de 7 horas, o que vai permitir a ocupação do espaço das unidades também por turmas regulares, além de garantir o acesso à modalidade aos alunos que precisam conciliar os estudos com outras atividades. Hoje, só existem turmas de 9h30, que serão mantidas, mas o projeto cria novas possibilidades.

Este vídeo pode te interessar

A unidade de São Pedro, em Vitória, é uma das que vão manter a jornada das 7h30 às 17 horas. A novidade é que, em 2020, vai ofertar turmas de tempo integral também para o segundo ciclo do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, a fim de ocupar as vagas ociosas da estrutura. O local tem capacidade para receber 650 alunos, mas hoje só estudam 250 no ensino médio. O alto custo e a ociosidade do espaço fizeram a Sedu considerar a possibilidade de fechar a escola, mas houve protestos. A alternativa, então, foi criar turmas novas. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais