> >
Amor de mãe: a história de pais que têm 16 filhos no ES

Amor de mãe: a história de pais que têm 16 filhos no ES

Uma vendedora de roupas e um motorista de ônibus contam como é a rotina na casa e o amor dedicados aos tantos filhos

Publicado em 6 de dezembro de 2019 às 16:47

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Andréia aguarda a chegada do seu 17º filho. (TV Gazeta)

O que poderia parecer história de novela é realidade em Vitória: uma mãe capixaba, Andréia Santos, e o marido, Edvaldo Barros, têm uma família que conta com 16 filhos e, juntos, aguardam a chegada de mais um. Ela, que trabalha como vendedora de roupas e bolsas, não mede esforços para exercer a maternidade e, com isso, a casa fica cada vez mais cheia de amor. Sabe aquela história de que em coração de mãe sempre cabe mais um? É o caso dessa família. 

Há 24 anos, Andréia realizava o sonho de ser mãe pela primeira vez. “Sempre quis ser mãe, sempre tomei conta de um monte de criança porque eu queria isso”. Quatro anos depois veio o Breno, e aí Andréia casou com o Edvaldo. Eles criaram os jovens juntos e este era apenas o início desta grande família.

Andréia Santos e os filhos Bruno e Breno. (TV Gazeta)

Em 2009, quando faziam trabalho voluntário em um abrigo, o casal conheceu Iohan, um menino de cinco anos à época. “O Iohan me chamou atenção porque todas as crianças estavam brincando, menos ele. Eu falei assim: 'Se você sorrir, eu levo você em casa. Ele sorriu, eu trouxe ele para casa e nós nos apaixonamos”, contou.

Segundo Iohan, hoje adolescente, para ele faltava o amor de um pai e de uma mãe. 

Aspas de citação

Quando você está lá num lugar como um abrigo, não tem esse amor de mãe e de pai. Para mim foi super bom ter essa família que Deus me proporcionou ter”, disse, alegremente

Iohan
Filho do casal 
Aspas de citação

ADOÇÃO

Os 16 filhos de Andréia e Edvaldo. (TV Gazeta)

Três filhos ainda não eram o suficiente para deixar a família completa, e foi aí que a história se repetiu. Foram adotadas também Natália e Júlia, as primeiras meninas. E, depois disso, vários filhos começaram a chegar e encher o lar.

Com tantos moradores, a casa não poderia ser comum, tudo nela é em grande quantidade. São pares e mais pares de chinelos, de tênis e brinquedos aos montes. Para dar conta de tanta roupa são necessárias duas máquinas de lavar. Escovar os dentes é um ato feito de duas em duas pessoas, para adiantar o processo. Na cozinha são tantos copos e canecas que parece até escola, em que todos colaboram para manter a ordem.

DESPESAS

Para sustentar tanta gente há ajuda de parentes, de poucos amigos próximos e muito trabalho, sendo que Andréia atua como vendedora e Edvaldo é motorista de ônibus. Tudo o que fazem é pensando em mover a máquina do amor que não para. O pai sempre abraçou a causa dos muitos filhos, mas admite que amor de mãe é algo que não se compara a nada. 

Aspas de citação

Ela é muito corajosa, guerreira e é determinada mesmo. Sempre apoiei, meu papel é esse

Edvaldo Barros
Pai dos 16
Aspas de citação
Edvaldo Barros fala sobre a esposa enquanto mãe. (Reprodução/TV Gazeta)

A família ainda vai crescer: o cenário conta com um novo quartinho de bebê, com um armário cheio de roupas e um berço. O novo membro da família será um menino de pouco menos de dois anos, que é irmão de outros seis que já convivem na casa. “Cabe mais um. Eles me pediram isso quando vieram para cá e eu fiz essa promessa pra eles. Eu não vou parar. Enquanto ele não chegar aqui, a gente não vai descansar”. Andréia neste momento está só esperando a decisão da Justiça para a chegada do décimo sétimo filho.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais