> >
Candidatos e professores criticam qualidade de prova para entrar no Ifes

Candidatos e professores criticam qualidade de prova para entrar no Ifes

Estudantes ingressaram com recursos apontando problemas em questões de diversas disciplinas, até a possibilidade de plágio

Publicado em 5 de dezembro de 2019 às 21:09

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Fachada do Ifes de Vitória: processo de seleção para a instituição é marcado por críticas. (Ricardo Medeiros)

Um grupo de candidatos que pretendem fazer o ensino médio no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) decidiu se mobilizar nas redes sociais após a aplicação da prova de seleção, realizada no último domingo (1º). Eles criticam a qualidade do exame, e têm o apoio de professores na reclamação. Os estudantes apontam problemas em questões de diversas disciplinas e apresentaram recursos contra pelo menos 11 das 50 perguntas.

Há reclamações sobre questões iguais a de outros processos seletivos, e que tratam como plágio, pergunta sem opção correta ou com mais de uma alternativa certa.

No recurso referente à questão 11, de Língua Portuguesa, por exemplo, o enunciado pedia ao candidato que marcasse a alternativa incorreta e, segundo a queixa, haveria três opções. O mesmo problema foi apontado na questão 35, de Química, que teria duas respostas para serem marcadas. Já a 36 era uma reprodução integral de uma questão da Olimpíada Brasileira de Química. Também foram observadas inconsistências em perguntas de Geografia e Matemática e que viraram recurso.

O professor de História de cursinho preparatório, Marcelo Amaral Vieira, viu problema na questão 42 da disciplina porque, segundo ele, está praticamente igual a de uma outra seleção. As mudanças no enunciado, segundo ele, foram muito sutis. "É praticamente uma cópia da questão", observa.

A candidata Raíssa Ayumi Nakao, 16 anos, está tentando pela segunda vez ingressar no Ifes, para fazer o curso de Ferrovias, e disse ter ficado muito decepcionada com o nível da prova. "Por isso, eu e mais alguns alunos decidimos nos unir e falar sobre o que consideramos ser um problema: prova mal elaborada, opções incorretas, questões que induzem ao erro. A gente passa o ano inteiro estudando e, quando se depara com uma situação dessas, é muito ruim. Porque se uma questão é anulada, o ponto vai para todo mundo e aí beneficia até quem não estudou", desabafa.

Esse é um aspecto que a professora de Língua Portuguesa, Débora França, também ressalta, uma vez que o prejuízo maior será para quem se dedicou e que vai receber a mesma pontuação de quem "chutou" as respostas. "O bom aluno gasta muito tempo numa questão que não vai ter resposta porque foi malfeita ou tem mais de uma alternativa, e vai ter os mesmos pontos de quem não estudou. Isso não é justo".

Débora diz que prepara turmas de pré-Ifes há 16 anos, mas os problemas surgiram há três anos após a mudança da banca que elabora as questões. A ponto de, na seleção para o ano de 2018, mais de 10% das questões terem sido anuladas. No ano passado, o problema persistiu e, segundo ela, havia uma expectativa de que, para 2020, houvesse uma revisão na elaboração das provas. "A gente achava que iriam caprichar mais, que fossem acertar a mão depois de tantos problemas e recursos, mas não." Para a professora, os pais talvez tenham que se mobilizar se quiserem ver mudanças nos próximos processos seletivos do Ifes.

OUTRO LADO

O Ifes esclarece, por nota, que as provas dos processos seletivos são elaboradas por profissionais completamente capacitados em suas áreas de conhecimento. 

"Eventuais questionamentos sobre questões do Processo Seletivo 2020/1 puderam ser apresentados nos dias 3 e 4 de dezembro, na área do candidato do ambiente de inscrição, conforme descrito no edital do referido processo de seleção. As bancas elaboradoras darão o devido retorno dos argumentos apresentados pelos candidatos que interpuseram recurso dentro do prazo no ambiente de inscrição", diz outro trecho da nota. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais