ASSINE

Shoppings vão reabrir praça de alimentação neste sábado

Decreto do governo autorizou abertura de lanchonetes e restaurantes até as 16h. Funcionamento foi confirmado por cinco centros de compras na Grande Vitória

Publicado em 31/07/2020 às 18h58
Atualizado em 01/08/2020 às 11h38
Vitória - Movimentação após reabertura do Shopping Vitória
Movimentação após reabertura do Shopping Vitória. Crédito: Fernando Madeira

As praças de alimentação dos shoppings nas cidades de risco moderado, que inclui toda a Grande Vitória, poderão funcionar aos sábados até as 16 horas. A autorização foi publicada em portaria nesta quinta-feira (30) no Diário Oficial do Estado. Em pelo menos seis deles, a abertura já começa neste sábado (1).


Em 20 de junho, os restaurantes e lanchonetes que operam dentro dos shoppings e centros comerciais foram autorizados a abrir apenas de segunda a sexta-feira, entre meio-dia e 18h. Contudo, desde meados de março, início da pandemia de coronavírus no Estado,  esses estabelecimentos não funcionavam aos sábados.

Segundo o coordenador estadual da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), Raphael Brotto, a retomada é segura pois, até o momento, não houve aglomeração e os comerciantes não estão descuidando da segurança.

"Estão respeitando dois metros de distância entre pessoas na praça de alimentação, está sendo disponibilizado álcool em gel, sem contar o uso de máscaras. Não tivemos problemas com aglomeração, as pessoas estão respeitando", aponta.

A publicação é mais um passo na flexibilização do funcionamento dos shoppings, que começou há dois meses. Para Brotto, o período foi positivo. A categoria agora aguarda que a autorização para funcionar aos sábados seja estendida também às demais lojas, já que é alto o custo para manter a estrutura de um shopping funcionado apenas para os restaurantes e lanchonetes. 

Pelo menos um estabelecimento na Grande Vitória optou por não abrir as portas neste sábado (1), mesmo com a autorização.

"Estamos há 60 dias funcionando. Somos fiscalizados duas a três vezes por semana e não tivemos problema. Não houve aumento dos indicadores (de contágio do coronavírus) nesse período. Isso mostrou que são ambientes controlados", diz.

A mudança vem equilibrar as regras de abertura de restaurantes dentro e fora dos shoppings. Aqueles que funcionam nas ruas já estavam autorizados a abrir aos sábados, entre 10h e 16h, há cerca de duas semanas nas cidades de risco moderado.

Já nas cidades de risco alto para Covid-19, os restaurantes de rua e das praças de alimentação seguem proibidos de abrir aos fins de semana.

AS PRAÇAS DE ALIMENTAÇÃO QUE VÃO ABRIR NESTE SÁBADO (1)

  • Shopping Vitória
  • Shopping Montserrat (Serra)
  • Shopping Mestre Álvaro (Serra)
  • Shopping Praia da Costa (Vila Velha)
  • Shopping Moxuara (Cariacica)
  • Shopping Vila Velha

Ainda que esses shoppings abram as portas, é possível que nem todos os restaurantes e lanchonetes funcionem já que, em alguns deles, a abertura é facultativa.

O shopping Boulevard, em Vila Velha, optou por não abrir as portas neste sábado. 

Shopping Vitória alimentacao Comércio Shoppings

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.