ASSINE

Setor de serviços no ES cresce 0,4% em agosto, aponta IBGE

Em recuperação do impacto da pandemia de Covid-19 na economia, volume de vendas cresceu 10,3% no acumulado em 2021

Publicado em 14/10/2021 às 11h42
Escova é um dos serviços oferecidos pelos salões
Serviços de salão de beleza ficaram paralisados durante a pandemia. Crédito: Arquivo

O volume de serviços no Espírito Santo apresentou crescimento de 0,4% em agosto deste ano, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa ainda apontou que, em comparação com o mesmo mês do ano anterior, o avanço desse setor, um dos mais abalados pela crise da Covid-19, foi de 18,2%.

Apesar de no início deste ano o segmento ter sentido impactos das medidas de isolamento social, que levou à paralisação dos negócios não essenciais, como de salões de beleza, a atividade conseguiu se recuperar e teve aumento de 10,3% no volume de vendas no ano. Em 12 meses, houve alta de 5%.

Os serviços prestados à família apresentaram o maior avanço dentro do segmento no Espírito Santo. Em relação a agosto do ano passado, o aumento no volume foi de 59,4%. Já no acumulado do ano, 21,7%. 

O crescimento mensal no Estado é semelhante ao do Brasil, que registrou aumento de 0,5% em relação ao mês de julho, e atingiu o nível mais elevado desde 2015.

RECEITA

A receita nominal de serviços aumentou 0,9% em relação a julho. Em comparação ao mês de agosto de 2020, o crescimento foi de 25,3%.

O desempenho positivo do setor em 2021 gerou um aumento na receita de 13,7% no acumulado do ano, enquanto que nos últimos 12 meses, a variação foi de 7,4%.

Entre os setores que registraram maior aumento de receita, o destaque é para os serviços prestados às famílias, com aumento de 29,6% em 2021. Em seguida, vem os serviços de transportes (15,8%) e o administrativo (10,4%).

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.