> >
Reforma da Previdência do ES avança na Assembleia e deve ir à votação

Reforma da Previdência do ES avança na Assembleia e deve ir à votação

A alteração na alíquota de contribuição dos servidores já pode ser apreciada na semana que vem pelo plenário da Casa. Deputados também vão avaliar aumento da idade mínima

Publicado em 22 de novembro de 2019 às 06:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Projetos avançam na Assembleia Legislativa do Estado. (Tati Beling/Ales)

reforma da Previdência dos servidores do Espírito Santo avança a passos largos na Assembleia Legislativa do Estado. Protocolada no último dia 13, sob a forma de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) e de um Projeto de Lei Complementar, os textos já cumpriram etapas importantes de tramitação e podem começar a ser votados já a partir da próxima semana.

A PEC trata da alteração da idade mínima de aposentadoria das mulheres de 55 para 62 anos e dos homens de 60 para 65 anos. O rito determina que, antes de ir à votação, a matéria passe por três sessões em discussão. Como, excepcionalmente, nesta quarta-feira (20) foram realizadas três sessões ordinárias, esta fase foi superada em apenas um dia.

As sessões têm que ser ordinárias, e não extras, ou não valem para a contagem do prazo. A partir daí é necessária a apresentação de um relatório pela constitucionalidade ou não das propostas. É nesta fase que a PEC se encontrava nesta quinta-feira (21).

Após a apresentação do relatório, se for pela constitucionalidade e aprovado, pode haver a votação em 1º turno em plenário.

Depois da votação em 1º turno, é preciso aguardar um intervalo de duas sessões, também ordinárias. E então vem a votação em 2º turno. PECs não precisam de sanção do governador do Estado. Passam a valer, como emendas que alteram o texto da Constituição Estadual, após promulgação por parte do presidente da Assembleia.

URGÊNCIA

Já o Projeto de Lei prevê aumento da contribuição previdenciária dos servidores estaduais, dos atuais 11% para 14%. Neste caso, o líder do governo na Assembleia, Enivaldo dos Anjos, apresentou pedido de urgência, que já foi aprovado. Com isso, ele não precisa mais passar pelas três sessões de discussão.

Este vídeo pode te interessar

A matéria, agora, está apta a ser incluída na próxima sessão plenária para receber parecer oral das comissões de Justiça, Cidadania e Finanças. EM seguida, ela poderá ser incluída na ordem do dia já na sessão seguinte, que acontece na próxima segunda-feira (25).

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais