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Procon de Vila Velha registra recorde de reclamações sobre vendas

Procon de Vila Velha registra recorde de reclamações sobre vendas

Número de denúncias ligadas a lojas físicas e virtuais aumentou consideravelmente durante a pandemia, de acordo com levantamento feito pelo órgão

Publicado em 15 de setembro de 2020 às 14:58

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Mulher faz compra pelo celular
Reclamações por compras batem recorde em Vila Velha durante pandemia. (Freepik)

No Dia do Cliente, comemorado nesta terça (15), uma notícia preocupante: as reclamações relacionadas a compras dentro e fora da internet vêm batendo recordes. O Procon de Vila Velha, por exemplo, registrou uma elevação histórica no número de denúncias em comparação com anos anteriores.

Em 2017, foram registradas 782 reclamações referentes a vendas físicas. Esse número passou para 901 em 2018 e para 1.193 no ano seguinte. Até 14 de setembro de 2020, foram feitas 1.083 denúncias nesta categoria.

No período, em que as compras em e-commerce aumentaram consideravelmente por conta do isolamento social, as reclamações por compras na internet também dispararam. O ano nem chegou ao fim e já foram registradas 3.535 queixas, segundo o órgão. O número é superior aos 3.251 registros realizados durante todo o ano de 2019; aos 2.514 em 2018, e aos 1.770 de 2017.

“Os dados extraídos da plataforma consumidor.gov.br reforçam o aumento das demandas sobre Direito do Consumidor em 2020. Esse incremento ocorreu em maior proporção nas vendas virtuais, durante a pandemia. O Procon de Vila Velha segue monitorando, e, quando necessário, notificando as empresas”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, André Abreu de Almeida.

SAIBA ONDE DENUNCIAR

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Além da plataforma do governo federal consumidor.gov.br, em Vila Velha, os consumidores também podem denunciar ou buscar mais informações por meio do WhatsApp (27) 98823-7864, ou pelo telefone: 3388-4347.

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