José Luiz Orrico, presidente da Futura
José Luiz Orrico, presidente da Futura
José Luiz Orrico

Pesquisa revela as marcas mais lembradas

Presidente da Futura explica como empresas podem usar os dados a seu favor

José Luiz Orrico, presidente da Futura
Publicado em 16/07/2020 às 00h02
Atualizado em 16/07/2020 às 00h02

No mercado há 27 anos, a Futura é referência na realização de pesquisas no Espírito Santo e em outros Estados. A empresa conta com técnicos de alta qualificação e experiência, utiliza tecnologias e metodologias avançadas na coleta e processamento de dados, informações e análises. Parceira de A Gazeta no Recall de Marcas, a Futura realizou a pesquisa em Aracruz. Entre os dias 4 e 10 de março, os entrevistadores foram às ruas do município e fizeram a seguinte pergunta: “Quando falo em determinado segmento, qual marca lhe vem à cabeça?”. Para detalhar mais esse trabalho, o presidente da Futura, José Luiz Orrico, deu a seguinte entrevista:

Qual a metodologia da pesquisa?

A pesquisa é realizada com critérios estatísticos. Antes de irmos a campo, é definida uma amostragem, baseada no perfil das pessoas que devem ser entrevistadas. Esse perfil é definido pela proporção dos habitantes do município, pelo sexo e pela faixa etária, para possibilitar maior representatividade nessa amostra.

Como é estabelecida a quantidade de entrevistados? No caso de Aracruz, que tem cerca de 100 mil habitantes, 300 consumidores foram ouvidos. Não seriam poucos entrevistados?

Essa amostra é suficiente para apresentarmos o resultado em um município do tamanho e com a população da cidade. Para ficar mais claro, gostamos de dar o exemplo da sopa: para saber se uma sopa está quente, você não precisa tomá-la toda. Basta experimentar um pouco. A amostra é muito semelhante. Você entrevista aleatoriamente de acordo com critérios técnicos. Toda pesquisa tem indicadores científicos que são a margem de erro e o intervalo de confiança.

O que significam?

A margem de erro da pesquisa indica quanto o resultado pode variar para mais ou para menos e o intervalo de confiança mostra quantas vezes o resultado se repetirá dentro daquela margem. O que usamos em Aracruz é dois pontos percentuais para mais ou para menos para um intervalo de 95%. Isso quer dizer que, se você fizer aquela pesquisa com aquela amostra 100 vezes, em 95 o resultado dará dentro da margem de erro.

Qual a importância da pesquisa para os empresários?

Com o resultado da pesquisa, o empresário consegue analisar o posicionamento da sua marca no mercado. Para as mais lembradas, sinaliza que as estratégias de marketing e comunicação adotadas têm sido assertivas. Já para aquelas que não estão no topo do ranking, indica a necessidade de revisão das estratégias. Mas, em ambos os casos, manter-se no topo do ranking e galgar melhores posições sempre exigirão muito trabalho, relacionamento e identificação com o consumidor, estratégias bem fundamentadas de marketing e comunicação.

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