ASSINE

Nova diretoria do Sindicato das Empresas de Rádio e TV do ES toma posse

Diretor da Rede Gazeta, Helder Luciano ocupa pela primeira 1ª vez a presidência após passar pela diretoria financeira em duas gestões

Tempo de leitura: 3min
Publicado em 12/01/2022 às 19h32
Nova diretoria do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado do Espírito Santo (Sertes)
Nova diretoria do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado do Espírito Santo (Sertes). Crédito: Reprodução | TV Vitória

O Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado do Espírito Santo (Sertes) empossou a sua nova diretoria nesta quarta-feira (12). Entre janeiro de 2022 e janeiro de 2025, quem ocupa a presidência do sindicato é o diretor de Administração, Financeiro e Recursos Humanos da Rede Gazeta, Helder Luciano. Formado em administração e com MBA na mesma área pela Universidade de São Paulo, Helder ocupa pela primeira vez a liderança da entidade após passar pela diretoria financeira em duas gestões.

Prestigiaram o evento de posse o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB) e o diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo, Munir Abud de Oliveira.

Helder Luciano trabalha na Rede Gazeta desde 2001. Portanto, tem mais de 20 anos de serviços prestados à empresa. Segundo ele, a ideia é que o sindicato continue servindo como suporte e prestando assessoria aos seus 33 associados em todo o Espírito Santo.

Nova diretoria do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado do Espírito Santo (Sertes)
Helder Luciano foi empossado presidente do Sertes. Crédito: Reprodução | TV Vitória

Helder Luciano

Diretor da Rede Gazeta

"O planejamento é trabalhar mais próximo dos associados, trabalhar a capacitação dos profissionais da Rádio e Televisão, dar representatividade no âmbito estadual e federal.É importante estar ativo nas discussões"

Entre outros desafios do sindicato, Helder Luciano chama atenção para a defesa da liberdade de imprensa no Brasil. "Está intrínseco em nosso papel" afirma.

COMPÕEM A NOVA DIRETORIA DO SINDICATO:

  • Helder Luciano, da Rede Gazeta - presidente
  • Caio Perenzin, da Rede Vitória - vice-presidente
  • Isaías Fraga, da Rede Tribuna - diretor
  • Ricardo Conde, da TV Guarapari - diretor financeiro
  • Carlos Jansen, da Rádio Aracruz - diretor

O SINDICATO

A intenção de reunir as emissoras de rádio e televisão do Espírito Santo em uma instituição que exercesse o papel de fórum para debate das questões que afetam as suas atividades sempre esteve presente entre os empresários do setor.

Motivados pela Abert, a Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão, alguns empresários, tendo à frente Carlos Fernando Monteiro Lindenberg Filho, presidente da Rede Gazeta, se mobilizaram para criar uma associação semelhante em nível estadual, na década de 1980.

Nova diretoria do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado do Espírito Santo (Sertes)
Nova diretoria do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado do Espírito Santo (Sertes). Crédito: Reprodução | TV Vitória

Pretendiam os empresários, principalmente, criar entre as emissoras mecanismos que facilitassem a solução dos problemas que enfrentavam na manutenção de equipamentos, já que na época eram poucos os fornecedores de peças e de mão-de-obra especializada. A iniciativa não prosperou, pois foram poucas as emissoras que se interessaram em participar.

Na década de 1990 o movimento ressurgiu mais forte diante da ameaça que passou a representar para as empresas o poder normativo da Justiça do Trabalho revigorado pela Constituição de 1988. As demandas coletivas movidas pelos sindicatos das categorias profissionais colocavam em risco a sobrevivência de várias empresas.

Para unificar as negociações e ter o poder de representação da categoria econômica junto à Justiça do Trabalho, a opção foi pela criação de um sindicato. Surgiu então em 1993, após várias reuniões preliminares realizadas na sede da Rede Gazeta, o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado do Espírito Santo que passou a ser conhecido pela sigla Sertes.

A Gazeta integra o

Saiba mais
A Gazeta Espírito Santo Rede Gazeta Núcleo ag jornalismo Televisão Negócios

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.