> >
ES deve gerar cerca de 7 mil vagas de trabalho até o fim do ano

ES deve gerar cerca de 7 mil vagas de trabalho até o fim do ano

Estimativa da Findes é de que o Espírito Santo termine 2019 com 25 mil novos empregos formais no acumulado do ano

Publicado em 8 de novembro de 2019 às 20:59

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Carteira de Trabalho. (Arquivo - GZ)

O Espírito Santo deve ganhar mais sete mil empregos de carteira assinada até o fim do ano segundo estimativas da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). De janeiro a setembro de 2019, houve o aumento de mais de 18 mil novas vagas. 

“Tivemos um crescimento no emprego em níveis que não imaginávamos. Demorou, mas começou a recuperação. Olhando para o Estado hoje, vamos fechar o ano com cerca de 25 mil empregos recuperados e com certeza ano que vem o número será maior”, avalia o vice-presidente da Findes, José Carlos Bergamin.

Dentre as vagas formais criadas até setembro deste ano, quase a metade foi no setor de serviços - com quase 10 mil novas carteiras assinadas. Em seguida, vem o setor da indústria de transformação com destaque para o setor mecânco (3,2 mil vagas). A construção civil vem logo atrás, com aumento de 3 mil vagas.

Dentre as cidades onde essas vagas foram abertas estão as da Grande Vitória, principalmente a Capital. No interior, o destaque é Linhares, no Norte do Estado.

OTIMISMO

Para Bergamin, o crescimento do emprego no Estado, proporcionalmente maior do que no Brasil, mostra que o Espírito Santo está passando por uma “grande virada” após a crise econômica.

ES deve gerar cerca de 7 mil vagas de trabalho até o fim do ano

“As reformas começaram, indicadores sinalizam para uma inflação baixa e juros baixos. Isso mostra uma economia que começa a caminhar melhor em todas as suas partes. Certamente nos levará de forma continuada a um desenvolvimento de longo prazo”, afirma.

NATAL

A liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Trabalho (FGTS), a queda da taxa básica de juros e a inflação em baixa também devem aquecer as vendas de fim de ano. O setor de varejo estima um crescimento de 5% em relação ao ano passado no Espírito Santo. Para atender a demanda, há a expectativa de criação de cerca de cinco mil empregos temporários no Estado. 

“Todo varejo está se calibrando para crescimento de 5%, quando a expectativa anterior era de 3%. Com certeza vamos aumentar os empregos temporários. Ano passado esse número foi bastante reduzido, mas esse ano voltamos ao patamar anterior”, afirmou Bergamin.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais