> >
Em um mundo de incertezas, atitude faz toda a diferença

Em um mundo de incertezas, atitude faz toda a diferença

O diretor-geral da Rede Gazeta, Café Lindenberg, traz uma reflexão sobre o momento atual e avalia que condutas podem levar empresas a prosperar

Publicado em 15 de junho de 2020 às 15:17

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Data: 02/10/2019 - ES - Vitória - Café Lindenberg, presidente da Rede Gazeta - Editoria: Cidades - Foto: Vitor Jubini - GZ
Café Lindenberg, diretor-geral da Rede Gazeta:  "num futuro próximo, será preciso saber exercer a liderança perante uma nova configuração econômica e social". (Vitor Jubini)

O ano de 2020 certamente entrará para os livros como aquele em que, em pleno século 21, a humanidade se viu diante de dilemas tão antigos que pareciam superados. Uma pandemia que só se imaginava em filmes de ficção científica deixou o mundo de joelhos e milhares de pessoas mortas por um vírus. Mas esse episódio também nos deixa lições imediatas.

Em todos os continentes, a Covid-19 tem produzido a ascensão de lideranças e de empresas, mas também contribui para o declínio daqueles que não se atentam à gravidade da situação. Embora seja cedo para dizer o que virá depois de tudo isso, é inegável que quem está exercendo papel de liderança na crise está sendo mais vigiado e cobrado.

Daqui a algum tempo, você pode até não se lembrar exatamente do nome da atual primeira-ministra da Nova Zelândia (Jacinta Ardem), mas dificilmente se esquecerá que de lá veio o primeiro anúncio de controle e erradicação do novo coronavírus. Da mesma forma, pode ser que no futuro você não se lembre com exatidão quem era o patrão de uma pessoa querida, mas ficará na sua lembrança se durante a pandemia ela pôde trabalhar de casa, se cuidando e cuidando dos seus, ou se não teve apoio adequado num momento de fragilidade.

Cercadas de incertezas e sem ao menos uma perspectiva para o fim desta crise, as pessoas precisam não se sentir sozinhas ou relegadas à própria sorte. Querem, mais do que nunca, conhecer o propósito de seus líderes, perceber ações concretas e seguras e buscar identificação com os valores morais e éticos por trás das marcas que consomem.

Como toda crise guarda uma oportunidade de aprendizado, este parece ser o momento de as marcas mais lembradas pelos cidadãos reforçarem sua proximidade com a sociedade. É a hora de mostrar ao público que você está vivo e que está junto dele, enfrentando os mesmos percalços. É preciso uma presença genuína ao lado das pessoas. Isso, neste momento de aflição planetária, faz a diferença.

O Recall de Marcas Rede Gazeta chega à sua 28ª edição ciente da necessidade de o mercado ter uma bússola para se guiar. Oferecer aos cidadãos do Espírito Santo um conjunto de atitudes e propósitos capazes de nos levar a dias melhores trará mais reconhecimento aos verdadeiros líderes.

Este vídeo pode te interessar

Num futuro próximo, quando estivermos todos unidos para superar este capítulo, não bastará ter uma posição de destaque. Será preciso saber exercer a liderança perante uma nova configuração econômica e social. Quando este dia chegar, quais atitudes suas serão lembradas pelas pessoas? Qual terá sido o papel da sua empresa na (re)construção da história?

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais