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Comércio do ES já calcula perdas de R$ 1,3 bilhão nas vendas

Comércio do ES já calcula perdas de R$ 1,3 bilhão nas vendas

Levantamento aponta que 78% dos estabelecimentos comerciais do Espírito Santo estão fechados. Nos que funcionam, movimento de clientes caiu cerca de 35%

Publicado em 9 de abril de 2020 às 17:14

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A perda de faturamento no comércio do Espírito Santo foi estimada em R$ 1,3 bilhão*, considerando a data do início do impedimento de abertura de lojas, por meio de decreto estadual, até o dia 7 de abril. O levantamento foi feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com dados para o Brasil e 10 unidades da Federação, incluindo Espírito Santo. A análise local foi elaborada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio-ES) e divulgada nesta quinta-feira (9).

*Inicialmente, a Fecomércio divulgou o valor de R$ 1,3 milhão, mas, às 18h30 desta quinta, corrigiu para R$ 1,3 bilhão.

Comércio fechado em Cachoeiro de Itapemirim
Comércio fechado em Cachoeiro de Itapemirim. (TV Gazeta Sul)

O estudo apurou também que 78% dos estabelecimentos comerciais do Estado estão fechados. Mostrou também que, mesmo para aqueles que estão abertos, como o varejo alimentício e as farmácias, o movimento de clientes caiu cerca de 35%.

Apesar da tentativa de vendas pela internet, o modelo não foi capaz de preencher a queda das vendas do consumo presencial. Soma-se a isso o efeito da retração da renda dos consumidores, como daqueles que trabalham por conta própria, por comissões ou trabalhadores informais.

Em Campo Grande, Cariacica, um comerciante fecha as portas da loja durante a pandemia de Coronavírus. (Vitor Jubini)

Entre as tentativas de conter a disseminação do coronavírus, foi determinado o fechamento dos estabelecimentos comerciais em todo o Espírito Santo, por meio de decreto do governo estadual, desde o dia 21 de março. Apenas atividades essenciais foram mantidas. Nesta semana, algumas atividades foram liberadas, como lojas de material de construção e de chocolate, devido à proximidade com a Páscoa.

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Ainda segundo estimativas da CNC, as 10 unidades da Federação pesquisadas são responsáveis por 72,5% do volume de vendas do comércio nacional e o impedimento à operação de estabelecimentos comerciais levou a uma perda real de faturamento de R$ 53,3 bilhões até o dia 7 de abril nessas regiões, equivalente a uma retração de 46,1% na comparação com o mesmo período do ano passado.

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