> >
Veja como será a nova carteira de identidade a partir de 1º de março

Veja como será a nova carteira de identidade a partir de 1º de março

Modelo atual não vai perder validade, mas nova versão terá também o número do título de eleitor, da carteira de trabalho e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de informações de saúde

Publicado em 14 de dezembro de 2020 às 09:56

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Nova carteira de identidade vai fornecer várias informações em um único documento
Nova carteira de identidade vai fornecer várias informações em um único documento. (Reprodução / TV Gazeta)

A carteira de identidade vai mudar. No novo formato, o documento vai ter também o número do título de eleitor, da carteira de trabalho e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de informações de saúde. O novo modelo começa a ser disponibilizado a partir de 1° de março, mas não é obrigatório.

De acordo com o superintendente da Polícia Técnico-Científica do Espírito Santo, Renato Koscky Júnior, a nova carteira de identidade trará mais segurança e informação para o cidadão.

"Na verdade, atendemos a um decreto federal que estipula que, a partir de 1º de março, todos os órgãos de identificação do país venha disponibilizar a nova carteira de identidade. Ela é um pouquinho menor do que a atual, mas traz mais itens de segurança e muito mais informações", explicou em entrevista à TV Gazeta.

O superintendente da Polícia Civil explica ainda que o modelo atual não vai perder a validade, mas a nova carteira de identidade vai trazer praticidade, uma vez que serão muitas informações e um único documento.

"Ela trará o tipo sanguíneo, o fator rh, o número da carteira nacional de habilitação, o número do título de eleitor, o certificado de serviço militar, carteira de trabalho, cartão nacional de saúde, algumas informações sobre a saúde do titular, que possa a ajudar a ele em qualquer momento, como no caso de precisar de um socorro. Vai conter também o nome social. Além do pai e a mãe biológico, vai conter o nome do pai e da mãe adotivo também. É uma carteira que vem trazer mais conforto para o cidadão. É um documento único e ele vai poder deixar de carregar vários documentos", explica.

Aspas de citação

Não é necessário fazer uma nova. A carteira de identidade atual vai continuar tendo sua validade indeterminada. As pessoas podem fazer isso com tranquilidade, não há necessidade de mudança imediata. Nós vamos disponibilizar essa nova carteira a partir de 1° de março.

Renato Kosky Júnior
Superintendente da Polícia Técnico-Científica do Espírito Santo
Aspas de citação

VALOR E TEMPO DE ENTREGA

O novo modelo vai custar ao cidadão R$ 59,64, mesmo valor que é cobrado para a aquisição da carteira de identidade atual. A Polícia Civil trabalha para tentar reduzir o tempo de espera pelo documento, que atualmente é de 30 dias na Grande Vitória e 60 dia no interior do Espírito Santo.

"Pelo menos por enquanto não há previsão de mudança no valor. Continuará custando R$ 59, 64. Estamos adquirindo kits que coleta biométrica para equipar todos os 76 postos de atendimento do Estado e estamos trabalhando para a aquisição de um sistema automatizado, que vai resolver qualquer tipo de problema com relação à demora na entrega da carteira de identidade", afirmou.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais