Secretário de Saúde atualiza informações sobre o coronavírus no ES

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes,  concede coletiva de imprensa para atualizar informações sobre o combate à Covid-19 no Espírito Santo na manhã desta terça-feira (11). Acompanhe!

Publicado em 11/08/2020 às 10h14
Atualizado em 11/08/2020 às 11h31

11:03

Coletiva encerrada

Secretário  de Saúde Nésio Fernandes e subsecretário Luiz Carlos Reblin encerram a coletiva. Obrigado por acompanhar o tempo real!


10:57

"Caso capixaba de fevereiro é, por enquanto, primeiro caso do Brasil", afirma secretário

Secretário Nésio Fernandes afirma que outros casos estão sendo investigados em outros estados e que assunto será alinhado com o Ministério da Saúde. Mas, afirma que, por enquanto, este é o primeiro caso confirmado do Brasil, em comparação com o primeiro anúncio oficial. "Nós estamos, de fato, com um caso registrado anterior ao primeiro do país. Existem relatos de outros casos em outros estados também. Nós vamos estabelecer com o Ministério da Saúde, um alinhamento das investigações dos casos anteriores a 26 de fevereiro para que a gente consiga qual foi o primeiro caso do país [...] Ao longo das investigações essa informação será atualizada e devemos encontrar casos anteriores. Pois, estamos diante de um caso que já foi transmissão comunitária. Devemos reconhecer que este paciente teve sintomas respiratórios um mês antes da doação do sangue, da coleta do material biológico e nós podemos afirmar que de fato a doença já circulava e passemos a investigar casos anteriores a esse. Entre os casos já publicados e reconhecidos, de fato, este se consolida, por enquanto, como o primeiro caso do país em comparação com primeiro caso notificado oficialmente".


10:52

"Recebemos notícia com alegria, mas é preciso cautela", diz secretário sobre vacina russa

"Recebemos com alegria toda informação que possa apontar descoberta de alguma solução definitiva para a doença. No entanto, é necessário cautela por parte de todos, pois quando um país desenvolve uma vacina, é preciso que ela seja produzida e distribuída, que passe por um conjunto de certificações. Ela não é de disponibilidade imediata. Nós como um ente subnacional estaremos acompanhando o Ministério da Saúde na avaliação e adoção das soluções por vacinas a serem disponibilizadas no Brasil", explicou Nésio.


10:51

"Redução em setembro e outubro. Interior ainda terá persistência"

Secretário afirma que expectativa dos próximos dois meses é de queda na transmissão e mortes. "Nós entendemos que ao longo do mês de setembro e outubro exista uma redução mais radical em especial que consolide o retorno e menos óbitos na Grande Vitória e queda no interior. O interior terá uma persistência latente por mais tempo, por conta das características que os municípios pequenos possuem. Lá, a doença vai se transmitindo por mais tempo".


10:42

"Não podemos afirmar que temos imunidade de rebanho", diz secretário

"Não podemos afirmar que temos imunidade de rebanho pois ainda temos uma insistência no número alto de óbitos. E temos mais de 400 pacientes internados em UTIs públicas do nosso estado. Estamos ainda diante de uma doença no território capixaba com uma força muito grande. Não temos uma situação de consolidação da normalidade. Isso é um alerta para a sociedade", afirmou secretário.


10:40

Interior com mais casos e mortes por Covid-19 que a Grande Vitória

Secretário afirma que interior já registra mais casos e mortes que a Grande Vitória. "Em comparação da Grande Vitória e interior, nós temos este mês o fenômeno que o interior já soma o número maior de óbitos e casos do que a Grande Vitória. O que aponta que as análises anteriores do comportamento retardatário da doença no anterior vem se confirmando e a consolidação da fase de recuperação na Grande Vitória", explicou Nésio. 


10:37

"Agosto precisa consolidar transição para retorno das aulas"

Secretário Nésio Fernandes afirmou que retorno das aulas ainda não foi autorizado e que, para isso, o mês de agosto se consolide como a transição. "Retorno das atividades escolares ainda não foi autorizado. É necessário que agosto se consolide como um mês de transição, onde de fato possamos ter a expectativa de chegar em setembro com o menor número de óbitos e casos graves, e com a tendência que possa permitir testar pacientes sintomáticos independente da faixa etária".


10:33

Testes na comunidade escolar serão por meio de inquérito estatístico

Secretário explicou que testes na comunidade escolar será feito por meio de inquérito e anunciado ainda em agosto. Data de retorno das aulas ainda não foi definido. "Sobre o inquérito sorológico da comunidade escolar, ainda em agosto será anunciada a metodologia adotada. Não será testada toda a comunidade, será um inquérito para projeção estatística para a prevalência da doença na comunidade escolar. E ele será repetido ao longo do possível retorno das aulas para poder acompanhar o possível crescimento ou não da doença junto com o retorno das atividades quando forem autorizadas".


10:29

Protocolo para coleta de material será fundamental para investigar reinfecção

Para possibilitar uma melhor investigação em novos possíveis casos de reinfecção, a Secretaria vai determinar novo protocolo para coleta de material de pacientes que tiverem alta. “Diante da necessidade de ter parâmetros mais claros para a reinfecção, estamos determinando um protocolo para coletar o SWAB na alta de todos os pacientes hospitalizados no Espírito Santo, para que a gente possa ter uma amostra que possa apontar o resultado negativo na alta. E ocorrendo esse positivo em um período superior, poderemos investigar as reinfecções com mais precisão”, explicou Nésio Fernandes.


10:25

Investigação de reinfecção

Nésio afirmou que 21 pessoas tiveram dois resultados positivos em intervalor maior que 30 dias. Destes, três foram descartados e um inconclusivo. Os demais não possuíam material biológico que permitisse a apuração. "Identificamos 21 pacientes que tiveram dois resultados de PCR positivos em período de intervalo superior de 30 dias. Nesses casos, conseguimos realizar investigação em quatro deles. Destes, três foram descartados e um inconclusivo, sendo necessário avançar na investigação deste caso. Nos demais não foi possível, pois não havia amostras biológicas da primeira coleta".


10:20

Familiares de caso confirmado em fevereiro deram negativo

De acordo com o secretário, os contatos próximos da paciente que confirmou anticorpos para Covid-19 em 11 de fevereiro foram testados e deram negativo. "Os contatos familiares desse paciente foram investigados e deram negativo para a Covid. Estamos determinando um conjunto de novas investigações". 


10:18

Sesa confirma anticorpos de Covid-19 em capixaba no mês de fevereiro

Secretário Nésio Fernandes afirma que anticorpos do novo coronavírus foram detectados em paciente capixaba no dia 11 de fevereiro, antes do primeiro registro oficial da doença no Estado. "Nós identificamos em uma amostra biológica datada do dia 11 de fevereiro, os anticorpos para a Covid-19 em uma amostra de uma paciente que doou sangue para o Hemoes do município de Guarapari, que não viajou para o exterior, e apresentou sintomas respiratórios 1 mês antes da doação de sangue, estando assintomática nos últimos 14 dias anteriores à doação de sangue. Nós notificamos o Ministério da Saúde. Os dados desse paciente serão preservados", disse.


10:10

Coletiva começa em breve

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, vai atualizar informações sobre o combate ao novo coronavírus no Espírito Santo. Acompanhe todos os detalhes em tempo real.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.