> >
Isolamento social: Rio Novo do Sul libera delivery para comércio

Isolamento social: Rio Novo do Sul libera delivery para comércio

Segmento foi proibido de abrir as portas desde sábado (20), quando começou a valer medidas mais rígidas para o combate ao novo coronavírus

Publicado em 22 de junho de 2020 às 19:47

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Barreira sanitária em Rio Novo do Sul
Barreira sanitária em Rio Novo do Sul. (Divulgação)

O prefeito de Rio Novo do Sul, Thiago Fiorio Longui, permitiu nesta segunda-feira (22) que os comerciantes do município façam entrega de produtos, no modo delivery. Um novo decreto, permitindo o sistema, foi publicado nesta tarde. Na última sexta-feira (19), medidas mais rígidas foram impostas ao comércio local para evitar a transmissão do novo coronavírus.

Diversas tipos de comércios estão proibidos de abrir as portas desde o sábado (20), quando passou a valer o novo decreto. A entrega via delivery, que não era prevista texto anterior, foi liberada com o documento divulgado nesta tarde.

“O comércio não essencial poderá trabalhar com sistema de delivery, mantendo a suspensão do atendimento presencial. Parques, academia popular, ginásios e campos de futebol continuam com as atividades suspensas por tempo indeterminado”, disse Fiorio.

Para o prefeito, com a restrição das atividades econômicas, a semana começou com fluxo menor de pessoas nas ruas. “A segunda-feira amanheceu com barreiras sanitárias nas entradas do município e muito pouca circulação de pessoas. A população voltou a compreender a necessidade de permanecer em casa e evitar a proliferação do vírus”, afirma o prefeito.

Prefeitura instalou barreiras sanitárias na cidade
Prefeitura instalou barreiras sanitárias na cidade. (Divulgação/PMRNS)

Cortado pela BR 101, o pequeno município, que tem pouco mais de 11 mil habitantes, contabiliza até o momento  109 casos da doença, cinco mortes e 63 pessoas curadas, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) no Painel Covid-19.

Rio Novo do Sul, que na última semana estava classificada como risco moderado para a transmissão da doença, pertence agora aos municípios de risco alto, de acordo com a matriz de risco elaborada pelo governo do Estado.

NOVAS REGRAS

Pelo novo decreto, estão proibidos de funcionar: academias ou estúdios, centros comerciais, galerias, estabelecimentos comerciais em geral, bares, barbearias, salões de estética e cabeleireiros, casas lotéricas, feiras públicas ou privadas, serviços ou comércio de ambulantes, o atendimento presencial em concessionária prestadora de serviço público, atendimento ao público presencial em agências bancárias, públicas ou privadas.

Farmácias, clínicas e laboratórios, supermercados, mercados de alimentos, açougues, padarias, lojas de cuidados de animais, postos de combustíveis, e oficinas e borracharias localizadas às margens da rodovia BR 101 podem funcionar.

Restaurantes e lanchonetes poderão trabalhar somente em regime de delivery ou retirada do produto no local. A mesma regra vale para distribuidores de gás de cozinha, água mineral, lojas de insumos agrícolas e materiais de construção.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais