> >
Guarapari estende horários de supermercados aos sábados

Guarapari estende horários de supermercados aos sábados

Supermercados vão poder funcionar até às 22h aos sábados. Atividades escolares continuam suspensas até dia 31 de julho; veja o que está valendo

Publicado em 1 de julho de 2020 às 19:22

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Mulher usa máscara em supermercado
Mulher usa máscara em supermercado. (Anna Shvets/ Pexels)

Os supermercados de Guarapari vão poder funcionar até as 22h, aos sábados, segundo o novo decreto (Nº 330/2020) publicado nesta quarta-feira (1), pela Prefeitura de Guarapari. A atualização acontece em um intervalo de 15 dias após o último decreto

Até dia 15 de julho, os estabelecimentos comerciais, galerias e centros comerciais, continuam funcionando de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Já os supermercados poderão funcionar de segunda a sexta-feira, até as 19h e, aos sábados, até às 22h.

As feiras livres continuam funcionando normalmente às quartas e quintas-feiras. A novidade é que nos sábados 4 e 11 de julho, poderão funcionar de 5h às 10h, no centro da cidade. Não haverá funcionamento nos domingos 5 e 12 de julho, na Prainha em Muquiçaba. Nas feiras, continua permitida somente a participação de produtores rurais do município.

AULAS NA REDE PÚBLICA

A suspensão das atividades escolares da Rede Pública Municipal de Ensino foram prorrogadas pela Prefeitura de Guarapari até o dia 31 de julho. Desde o início da segunda quinzena de março, não são realizadas aulas presenciais. Houve antecipação das férias escolares, mas o período não foi suficiente e as atividades presenciais seguem suspensas.

FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO

Restaurantes podem funcionar, sem comercialização de bebida alcoólica, de segunda à sexta-feira, com atendimento presencial de 10h às 16h. Nos finais de semana, atendimento presencial é permitido de 11h às 15h. Ainda sobre bebidas alcoólicas, é proibido o consumo presencial em lojas de conveniência. O funcionamento de bares está suspenso no município.

A proibição de comércio atinge ambulantes em todos os pontos de comercialização do município. Quem descumprir a medida pode ter a a licença cassada.

Mercearias, açougues, casa de frios, hortifrúti e lojas de cuidados animais e insumos agrícolas podem funcionar de segunda a sexta-feira até às 18h, e sábados até às 14h.

Serviços na modalidade delivery não tem limitação de horário, assim como, farmácias, distribuidoras de gás de cozinha e de água, padarias e postos de combustíveis.

MOVIMENTAÇÃO NAS RUAS

Desde o dia 15 de junho, a prefeitura proibiu que pessoas do grupo de risco, entre eles idosos acima dos 60 anos, circulem pelas ruas e frequentem estabelecimentos comerciais. A administração municipal ainda decretou uma medida de bloqueio total. Entre 19h e 5h, é proibida a circulação de pessoas nas vias públicas. Há uma exceção apenas para profissionais que desempenham atividades essenciais. A medida continua valendo até dia 15 de julho.

A prefeitura permite a prática de caminhada ou corrida na orla das praias, desde que realizada de maneira individualizada e com máscara de proteção, no horário compreendido entre 5h e 10h, da manhã.

O funcionamento de academias de esporte somente é permitido de segunda a sexta-feira, até as 19h.

ATIVIDADES RELIGIOSAS

Para as instituições religiosas que realizam cultos, missas e/ou encontros em transmissão online, está permitida a circulação de colaboradores, desde que munidos de declaração autorizativa para este fim, devendo ser respeitado o número mínimo possível de participantes.

TURISMO E LAZER

A Prefeitura de Guarapari prorrogou por mais 30 dias a entrada e a circulação de ônibus de turismo/excursão, microônibus, vans e similares inclusive para as modalidades day use e city tour. Equipamentos turísticos privados destinados ao transporte coletivo de pessoas, como escunas e trenzinhos também continuam proibidos de funcionar por igual período. Os triciclos também permanecem proibidos de circularem nos calçadões.

O Parque Natural Municipal Morro da Pescaria continua fechado para visitação e a abertura de quiosques, aluguel de mesas, cadeiras, ombrelones e equipamentos náuticos, também continuam proibidos, assim como, a venda de quaisquer produtos por ambulantes, em todos os pontos de comercialização do Município, sob pena de cassação da licença.

Estão proibidas as cavalgadas, caminhadas, ciclismo, corridas de rua e similares, quando praticados coletivamente, assim como, shows, apresentações artísticas e bailes, não são permitidos desde o início da pandemia e permanecem assim por mais 30 dias.

Permanece proibida a circulação e permanência de pessoas nas praias, riachos, cachoeiras e similares, localizados no Município de Guarapari.

Continuam suspensas as atividades de locação temporária de casas e apartamentos para atendimento turístico.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais