> >
Fazendeiros de Viana denunciam matança criminosa de gado

Fazendeiros de Viana denunciam matança criminosa de gado

Pelo menos dez animais foram mortos nos últimos três meses. Os criminosos invadem as fazendas, matam os animais, levam a carne e descartam a cabeça e as patas. Nem vacas prenhas são poupadas

Publicado em 10 de julho de 2020 às 14:53

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Ao menos 10 animais já foram mortos em Viana. Os criminosos levam a carne e descartam a cabeça e os pés (mocotós)
Ao menos 10 animais já foram mortos em Viana. Os criminosos levam a carne e descartam a cabeça e os pés (mocotós). (Reprodução/TV Gazeta)

Alguns criadores de gado de Viana estão perdendo animais por ação de criminosos. O gado tem sido abatido no pasto das propriedades e a carne é levada na ação rápida dos assaltantes. Eles deixam os restos, como cabeça e patas (mocotó) para trás, provocando ainda o aparecimento de urubus, além do prejuízo financeiro. No caso de uma vaca prenha, este pode ultrapassar os R$ 5 mil.

Segundo os pecuaristas, nem mesmo as vacas prenhas são poupadas. Os furtos de animais tem ocorrido há pelo menos três meses na região conhecida por Bonito, no interior da cidade, e pelo menos dez animais já foram abatidos.

Trabalhando em uma fazenda da localidade há mais de 20 anos, o caseiro Rogério Santos disse que apenas na propriedade foram quatro animais, entre bois e vacas, levados pelos criminosos.

"O pior é que ninguém vê. A gente puxa nas câmeras, olha nas proximidades, mas é difícil saber quem está fazendo isso", contou o administrador, salientando que os animais são abatidos a tiros e depois as partes são retiradas e levadas.

"É lamentável ter de dar uma entrevista dessas. Não se mata uma vaca que está prenha. Eles chegam, matam e deixam o feto no pasto, sem dó nem piedade. Depois vão embora com a carne", complementou o caseiro em entrevista à TV Gazeta.

TENTATIVA DE PROTEÇÃO

Para evitar que mais animais sejam abatidos por criminosos, pecuaristas estão retirando o rebanho de pastos próximos à estrada para que os animais não sejam vistos. A ação dos assaltantes é tão planejada que eles escolhem noites de lua cheia, quando o pasto fica mais iluminado, assim não precisam de iluminação artificial para agir e não são percebidos.

O fazendeiro Jonir de Souza perdeu um animal e o sócio dele encontrou algumas pistas da ação dos bandidos.

"Encontramos a bainha de uma faca, uma nota fiscal das facas e sacola para embalar a carne. Meu sócio encontrou e fez uma queixa na delegacia. Espero agora que a polícia descubra", disse o pecuarista.

Os criminosos sacrificam vacas prenhas e deixam feto e útero dos  animais para trás
Os criminosos sacrificam até vacas prenhas, deixando feto e útero dos animais para trás. (Reprodução/TV Gazeta)

Caso os roubos persistam, os criadores de gado cogitam contratar uma ronda noturna para coibir a ação criminosa.

A Polícia Civil informou em nota que a Delegacia de Viana está investigando o caso e realizando diligências. Até o momento, nenhum suspeito foi identificado ou preso. A PC pede que os produtores rurais façam o boletim de ocorrência para ajudar na elucidação dos casos.

Este vídeo pode te interessar

Com informações de Elton Ribeiro, da TV Gazeta

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais