> >
Coronavírus: paciente se emociona ao deixar UTI sob aplausos no ES

Coronavírus: paciente se emociona ao deixar UTI sob aplausos no ES

Mariza Pereira Guimarães estava há quatro dias na UTI para tratamento da Covid-19; agora segue em recuperação na enfermaria

Publicado em 1 de junho de 2020 às 19:28

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Paciente deixa UTI para continuar tratamento na enfermaria
Paciente deixa UTI para continuar tratamento na enfermaria. (Reprodução/Divulgação Santa Casa)

A semana começou com emoção para os profissionais de saúde da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo. Nesta segunda-feira (1º), uma paciente com coronavírus recebeu alta médica da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e, agora, segue o tratamento na enfermaria.

De acordo com o hospital, Mariza Pereira Guimarães, moradora de Cachoeiro de Itapemirim, estava há quatro dias na UTI para tratamento da Covid-19. Em uma cadeira de rodas, ela ficou emocionada ao deixar a unidade, sob os aplausos dos profissionais que cuidaram dela nesse período. A Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro é um dos hospitais de referência no Sul do Estado para tratamento da doença.

Os profissionais da saúde também se emocionam a cada vitória na recuperação dos pacientes. A fisioterapeuta Samanta Machado explica que, depois que deixa a UTI, o paciente fica debilitado. Mas com o trabalho diário da fisioterapia ele consegue fazer os próprios movimentos sem sentir falta de ar. “Fico muito feliz quando vejo cada um deles se recuperando. É um resultado muito gratificante para todos nós”, revela.

O enfermeiro Jucélio Gonçalves também reconhece a importância do trabalho que realiza. “Sabemos que é um sofrimento ficar longe da família, mas a gente tenta fazer um atendimento humanizado, conversar com o paciente para que ele se sinta mais confortável. E a gente percebe que o trabalho foi satisfatório quando ele recebe alta e vai para casa. É uma experiência inesquecível”, conta.

Além dos atendimentos de urgência e emergência, a Santa Casa também atende os casos graves que precisam de internação. Atualmente, o hospital possui 27 leitos de UTI e 41 leitos de enfermaria, exclusivos para tratamento de Covid-19.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais