> >
Cidades do Norte e Noroeste do ES terão serviço de ambulância do Samu

Cidades do Norte e Noroeste do ES terão serviço de ambulância do Samu

Segundo a Sesa, 21 municípios vão contar com o Samu; nos últimos dias, foram divulgados os chamamentos públicos para a seleção de entidades que farão a gestão, operacionalização e execução do serviço

Publicado em 1 de setembro de 2020 às 20:29

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Ambulância do Samu
Municípios do Norte e Noroeste do ES terão ambulâncias do Samu. (João Paulo Roceti)

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), que faz atendimento pré-hospitalar, será implantado em municípios do Norte e Noroeste do Espírito Santo. A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), explicou que nos últimos dias, foram divulgados, no Diário Oficial do Estado, os chamamentos públicos para a seleção de entidades que farão a gestão, operacionalização e execução do serviço. Ao todo, 21 cidades vão poder contar o Samu. Entre elas, municípios com mais de 100 mil habitantes, como AracruzColatina e Linhares.

A data para o início do serviço não foi informada. A instalação do Samu acontecerá por meio dos consórcios da Região Polinorte (CIM Polinorte) e Região Noroeste (CIM Noroeste), que publicaram o certame no Diário Oficial do Estado. A seleção, segundo a Sesa, faz parte da primeira fase de implantação do serviço. 

A Sesa informou que vem trabalhando para a expansão do Samu em todo o Estado, por meio da instituição do programa “SAMU para todos”.

Para o CIM Polinorte estão em condições de serem beneficiados  sete municípios: Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Rio Bananal, São Roque do Canaã e Sooretama. De acordo com a Sesa, o investimento anual será de aproximadamente R$ 7,9 milhões.

Enquanto para o CIM Noroeste, podem ser beneficiados ao todo 14 municípios: Águia Branca, Água Doce do Norte, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Colatina, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha e Vila Valério. Anualmente, o investimento será de aproximadamente R$ 8,7 milhões. 

Samu 192
De acordo com a Sesa, o serviço já conta com cobertura de 57,2% da população capixaba. (Fred Loureiro/ Secom-ES)

Nos dois casos, os aportes de recursos contarão com cofinanciamento de custeio e investimento anual entre Estado e municípios. As Prefeituras precisam aceitar participar do serviço. 

O SAMU NO ESPÍRITO SANTO

O Samu existe no Brasil desde 2003 e foi instalado oficialmente no Espírito Santo em fevereiro de 2006, o serviço está presente em 22 municípios do Estado, e são eles: Afonso Cláudio, Anchieta, Brejetuba, Cariacica, Conceição do Castelo , Domingos Martins , Fundão, Guarapari , Ibatiba, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Piúma, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha, Vitória.

Este vídeo pode te interessar

De acordo com a Sesa, o serviço conta com cobertura de 57,2% da população capixaba.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais