> >
Capital do ES será transferida para Domingos Martins por um dia

Capital do ES será transferida para Domingos Martins por um dia

A alteração será feita na próxima sexta-feira (12) para homenagear o Patrono Domingos José Martins, herói capixaba que dá nome ao município da região Serrana

Publicado em 10 de junho de 2020 às 17:57

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Sede da Prefeitura de Domingos Martins
Capital do Espírito Santo será tranferida para Domingos Martins na próxima sexta-feira (12). (Divulgação / Prefeitura Domingos Martins)

Um decreto assinado nesta terça-feira (9) transfere, simbolicamente, a capital do Espírito Santo para o município de Domingos Martins no dia 12 de junho, sexta-feira. A alteração, feita pelo governador Renato Casagrande, e publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta (10), é justificada pela comemoração do dia do Patrono Domingos José Martins, líder revolucionário que nasceu na Capitania do Espírito Santo no fim do século XVIII e foi morto no dia 12 de junho de 1817.

O mártir, que dá nome ao município, foi um dos líderes da Revolução Pernambucana, movimento de caráter republicano que ocorreu em 1817. Na data em que a capital será transferida para Domingos Martins, o líder foi fuzilado com outros revolucionários pernambucanos. 

Nascido em 1781, no Sítio Caxangá, então Capitania do Espírito Santo e atual região de Cachoeiro de Itapemirim, Domingos Martins chegou a Pernambuco no início do século XIX, um Estado que sofria com o peso dos monopólios comerciais. Anos depois, se tornou referência de um movimento que ia contra a família real e a corte portuguesa. A Insurreição Pernambucana demonstrava o descontentamento pela alta de impostos e privilégios portugueses.

Em 1916, data da criação do Instituto Histórico Geográfico do Espírito Santo, o revolucionário foi  honrado com o título de herói capixaba.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais