> >
Caminhoneiros protestam em ponte interditada que liga RJ ao ES

Caminhoneiros protestam em ponte interditada que liga RJ ao ES

A ponte, que fica na ES 060, está interditada por problemas na estrutura e veículos acima de 15 toneladas estão proibidos de passar; o desvio aumenta a viagem para Itapemirim em 100 km, segundo manifestantes

Publicado em 24 de setembro de 2020 às 16:16

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Motoristas estão com carga parada em posto no Rio de Janeiro
Motoristas estão com carga parada em posto no Rio de Janeiro. (Internauta)

Dezenas de motoristas que transportam cana-de-açúcar protestaram na manhã desta quarta-feira (24) na ponte que liga os estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro. A via, que fica na ES 060, está interditada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Rio (DER-RJ) por problemas na estrutura. Veículos acima de 15 toneladas estão proibidos de passar.

A ponte liga Presidente Kennedy, no Litoral Sul do Espírito Santo a São Francisco do Itabapoana, no Rio de Janeiro. Segundo os motoristas, o acesso está interditado desde sábado (19) e a cana colhida no estado do Rio tem como destino uma usina localizada em Itapemirim.

Policiais Militares do Rio de Janeiro monitoram a ponte, impedindo a passagem dos caminhões. A alternativa de rota é inviável, segundo os manifestantes, uma vez que eles teriam que seguir para Campos dos Goytacazes e acessar a BR 101, o que aumenta a viagem em cerca de 100 quilômetros.

Polícia do Rio de Janeiro monitora região para impedia a passagem dos caminhoneiros. (Internauta)

Procurada pela reportagem, o DER do estado do Rio informou que a equipe técnica avaliou a estrutura da ponte. Foram detectados problemas de erosão e áreas com indícios de comprometimento na estabilidade da estrutura. Informou ainda que foi emitido um laudo limitando a passagem de veículos de até 15 toneladas, para garantir a segurança dos usuários. O órgão disse que sinalizou o trecho e vai avaliar a melhor solução para o problema.

A usina, em Itapemirim, disse, por meio da assessoria de imprensa, que tanto ela, quanto os produtores de cana-de-açúcar, podem ter grandes prejuízos com a interdição, caso o reparo na ponte não seja emergencial e rápido.

Acrescentou que metade da cana-de-açúcar prevista para a safra da indústria deste ano vem do Norte do Rio de Janeiro e que um terço dessa matéria-prima ainda não chegou. A usina diz ainda, que espera que, como ocorreu em anos anteriores, a manutenção da ponte seja realizada após o término da safra de cana-de-açúcar.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais