> >
A Gazeta e Google fecham parceria para publicação de Web Stories

A Gazeta e Google fecham parceria para publicação de Web Stories

O formato tem ganhado espaço entre o público. Nos últimos meses, de 5% a 7% da audiência geral tem chegado através da seção “mídia”, da qual o modelo de web stories é um peça-chave

Publicado em 6 de outubro de 2020 às 17:06

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Página de webstories do site A Gazeta
Página de web stories do site A Gazeta. (Reprodução/A Gazeta)

Você já conhece os web stories? A partir desta terça-feira (06), será possível conferir esse formato, também produzido por A Gazeta, em uma nova plataforma. As histórias visuais, com slides verticais, são fruto de uma parceria como Google, que agora também vai apresentar o produto no Discover, feed de conteúdo disponível no aplicativo da gigante de tecnologia.

Ao blog do Google, o diretor de Marketing e Desenvolvimento Digital da Rede, André Furlanetto, destaca como A Gazeta vem desenvolvendo os stories e as vantagens que ele trouxe, como explorar novas habilidades de storytelling, usar ferramentas inéditas e procurar por novos produtores de conteúdo.

“Mais importante, o web stories criou uma nova e atrativa experiência para nossa audiência e é completamente alinhado com nossa visão de servir nossa comunidade com o mesmo nível de jornalismo digital que os melhores e maiores veículos nacionais e internacionais também oferecem”, destacou.

Entre na moda tie dye: faça você mesmo(Reprodução/A Gazeta)

Para a editora-chefe da Redação A Gazeta/CBN, a parceria com o Google para a produção desse novo formato é mais uma forma do site se posicionar como um veículo na vanguarda do jornalismo digital no país. "Esse tipo de narrativa, com imagens e vídeos, e pouco texto, facilita a leitura e cria um engajamento grande com os leitores. Temos feitos muitas histórias com conteúdos que ajudam o leitor a fazer coisas em casa, como cozinhar e outros afazeres domésticos. Também estamos criando stories na área de turismo, que valorizam os capixabas e suas marcas. É uma nova forma de distribuir nosso conteúdo, garantindo um consumo perene, porque são temas muitas vezes de cauda longa, que não envelhecem”, completou Elaine.

O formato tem ganhado espaço entre o público. Nos últimos meses, de 5% a 7% da audiência geral tem chegado através da seção “mídia”, da qual o modelo de web stories é um peça-chave. A publicação no blog mundial do Google está disponível na íntegra, em inglês, aqui e, em português, aqui.

“Levar as web stories para o Discover é uma das diversas formas nas quais o Google vem trabalhando com o objetivo de conectar o usuário a conteúdo de qualidade de modos inovadores e, ao mesmo tempo, dar ainda mais visibilidade e tráfego para publicações. Queremos impulsionar esse ecossistema dando um lar para todas as histórias que já estão sendo contadas – e também para as stories que ainda estão por vir", explicou Alex Bunning, gerente de parcerias de produtos da empresa americana.

Além do destaque, A Gazeta também é parceira do Google em outros dois projetos: o site foi um dos selecionados para receber o apoio do Fundo de Auxílio Emergencial ao Jornalismo, em junho; e é um dos pioneiros nos testes do novo programa de licenciamento de conteúdo com veículos de jornalismo profissional, lançado também em junho pela multinacional.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais