> >
25 dias após ataque hacker, como está serviço online da Prefeitura de Vitória?

25 dias após ataque hacker, como está serviço online da Prefeitura de Vitória?

Prefeitura informou que os principais serviços virtuais já foram restabelecidos, mas não garantiu a disponibilidade de todas as funções oferecidas antes do ataque

Publicado em 2 de dezembro de 2020 às 17:41

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Prefeitura de Vitória
Prefeitura de Vitória. (Reprodução / TV Gazeta)

Após o ataque hacker sofrido no dia 7 de novembro pela Prefeitura de Vitória, o acesso dos munícipes a 100% dos serviços prestados de forma on-line ficou comprometido. Quase um mês após o crime, a Prefeitura da Capital informou que os principais serviços virtuais já foram restabelecidos, mas não garantiu a disponibilidade de todas as funções oferecidas antes do ataque. Segundo a administração municipal, algumas podem apresentar instabilidade. Não há uma relação do que está indisponível.

Em nota enviada à reportagem, a Prefeitura detalhou que os serviços de emissão de nota fiscal, cerco inteligente, internet gratuita por wi-fi, o Vitória Online, Diário Oficial, o site da Prefeitura, o Boletim Online, o Agendamento Online e o Portal de Serviços já tiveram seu funcionamento normalizado.

Informou também que, desde o ocorrido, a Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI) trabalha 24 horas para que os serviços municipais virtuais voltem a ser disponibilizados com segurança. 

Questionada sobre as consequências do crime, a PMV lembrou que os computadores "foram alvo de um ataque global de hackers, a exemplo do que aconteceu com o Superior Tribunal de Justiça, a Controladoria Geral da União e o Tribunal Superior Eleitoral" e afirmou que os criminosos não roubaram dados do município.

Na data do ocorrido, a Prefeitura de Vitória disse ter registrado o crime na Polícia Civil.

Procurada, a PCES informou que o caso segue sob investigação da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernétios (DRCC) e disse que outras informações não serão repassadas para que a apuração dos fatos seja preservada.

VEJA A NOTA COMPLETA DA PREFEITURA:

"A Prefeitura de Vitória informa que o serviço de emissão de nota fiscal, cerco inteligente, internet gratuita por wi-fi, o Vitória Online, Diário Oficial, o site da Prefeitura, o Boletim Online, o Agendamento Online e o Portal de Serviços (https://portalservicos.vitoria.es.gov.br/), que reúne os principais serviços municipais virtuais, já foram restabelecidos. Na noite do último dia 7, os computadores da PMV foram alvo de um ataque global de hackers, a exemplo do que aconteceu com o Superior Tribunal de Justiça, a Controladoria Geral da União e o Tribunal Superior Eleitoral. Os criminosos não roubaram dados do município, que agiu rapidamente para garantir a segurança das informações. Desde o ocorrido, a Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI) trabalha 24 horas para que os serviços municipais virtuais voltem a ser disponibilizados com segurança. O crime foi registrado na Polícia Civil, que investigará o caso."

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais