Praia do Morcego: água verde-esmeralda e visual incrível em Guarapari

Com apenas 18 metros de extensão, essa enseada esconde uma paisagem de tirar o fôlego

Publicado em 19/12/2018 às 12h41
Atualizado em 22/12/2019 às 08h37

*Reportagem originalmente publicada em 17 de janeiro de 2018

Rodeada de verde e pedras, a Praia do Morcego é uma pequena enseada, de apenas 18 metros de extensão, repleta de beleza por todos os lados. Ela faz parte de uma rota de paraísos ainda pouco conhecidos em Guarapari. O acesso exige um certo esforço, mas a paisagem compensa: mar com água clara, em tom de verde-esmeralda. Para desfrutar desse visual, há duas maneiras: indo por um costão rochoso vindo das Três Praias ou por uma trilha em meio à mata do bairro Perocão. A equipe do Gazeta Online escolheu um dia de semana, quando o movimento na região é menor, e seguiu pelas pedras até o destino.

O percurso começa na Praia dos Adventistas. À esquerda de quem chega, caminhe até a última das Três Praias. Nela, suba no costão rochoso, que é um pouco íngreme e siga as setas e os passos desenhados nas rochas. Esses ícones fazem parte dos Passos de Anchieta. É necessário ter cuidado. Depois, entre em uma trilha na mata. Ao ir descendo, à esquerda dá para ver uma casa que parece abandonada - confesso que dá um pouco de medo de ter alguém escondido lá. Afinal, a praia e o acesso à ela estavam desertos em boa parte do período em que visitamos. 

Veja como é o percurso até a Praia dos Morcegos

À direita, é possível ver um deck com balanço pendurado na árvore, cenário de várias fotos do local. Mas vá devagar antes de fazer o registro, porque as condições do deck são precárias. Descendo mais um pouco, você se depara com essa enseada repleta de encantos. Por lá, encontramos um grupo de amigos que optou pelo outro caminho. 

"A gente veio pela trilha. Ela começa no Perocão. Deixamos o carro mais embaixo e viemos andando. A maior parte da mata está fechada porque, provavelmente, ninguém cuidou da trilha e tem muito mato", conta Kenedy Santana, que trabalha com elétrica.

A universitária Alice Salviano completa: "Mas dá para vir de boa. É só ir seguindo mais reto. São mais ou menos 15 minutos de caminhada, tem subida e descida, mas é tranquilo e não é morrão. Só não ficar trazendo muito peso", indica.

O grupo, que não conhecia a praia, viu fotos em redes sociais e decidiu fazer a visita. No dia, antes da chegada deles, apenas a nossa equipe estava por lá. "A gente viu umas fotos na rede social e parecia ser muito bonito. Aí a gente veio conhecer por curiosidade. Querendo ou não, Guarapari tem muitos lugares bonitos e a gente não conhece quase nada", diz Kenedy.

Eles aprovaram o passeio. "É lindo. A praia é mais fechada, deserta. Hoje não tem muita gente, ela está mais limpinha", elogia a universitária.

Com o verão bombando, a região fica mais movimentada. Para aproveitar e manter essa beleza toda, não custa lembrar de recolher o seu próprio lixo.

Como chegar

Pelas Três Praias ou por uma trilha vindo do Perocão, em Guarapari.

Estrutura

Não há quiosques nem banheiros. A praia é deserta, mas fica mais movimenta no verão.

Dicas

Mar calmo, indicado para crianças. Ótima praia para tirar fotos. O espaço é pequeno e os acessos exigem uma caminhada. Evite ir sozinho porque, em muitos momentos, o local é deserto. 

VEJA O VISUAL EM 360 GRAUS

A Gazeta integra o

Saiba mais
guarapari

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.