> >
Por que não vai ter Prêmio Nobel de Literatura em 2018

Por que não vai ter Prêmio Nobel de Literatura em 2018

Na semana em que a Academia Sueca concede o prestigioso prêmio para profissionais de diversas áreas, entenda por que nenhum escritor será premiado em 2018

Publicado em 4 de outubro de 2018 às 01:43

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura 2018 só será conhecido em 2019. (Divulgação)

Durante toda a semana estamos acompanhando os aguardados anúncios dos vencedores do Prêmio Nobel, o mais importante do mundo nas diversas áreas que cobre. Tradicionalmente o último a ser anunciado, o Nobel de Literatura não será concedido em 2018.

A decisão de pular 2018 e premiar dois escritores em 2019 foi tomada pela Academia Sueca em maio, depois de uma série de escândalos sexuais e de vazamentos de informações.

"Nós achamos necessário dedicar um tempo para reconquistar a confiança do público na Academia antes que o próximo vencedor possa ser anunciado", declarou à época o secretário permanente da instituição, Anders Olsson. Ele também alegou que a decisão é uma forma de respeitar os que já ganharam e os que ainda ganharão o prêmio.

O Nobel de Literatura já foi cancelado ou adiado outras sete vezes, quase sempre por causa de guerras. Desde 1949 isso não ocorria.

Este vídeo pode te interessar

Entenda por que o Prêmio Nobel de Literatura não será concedido em 2018

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais