> >
No centenário de Bergman, Metrópolis traz mostra com filmes do diretor

No centenário de Bergman, Metrópolis traz mostra com filmes do diretor

Nascido em julho de 1918, o diretor sueco fez história no cinema e no teatro

Publicado em 16 de julho de 2018 às 22:01

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

Nascido em julho de 1918 em uma cidade ao norte de Estocolmo, na Suécia, o diretor Ingmar Bergman fez história no cinema, com filmes que questionavam a psicologia humana, e no teatro, com adaptações de Molière e Shakespeare, entre outras.

Em comemoração ao centenário do cineasta sueco, o Cine Metrópolis, em Vitória, recebe nos próximos dias sessões de exibição de cinco longas que ilustram as fases da carreira do celebrado diretor.

Intitulada “Centenário Ingmar Bergman”, a mostra chega ao Estado na quinta-feira (19), com apoio da embaixada sueca, que já tinha planos de exibir os clássicos em cinemas de todo o país.

Por aqui, entram em cartaz “O Sétimo Selo” (1957), “Morangos Silvestres” (1957), “Persona” (1966), “Gritos e Sussurros” (1972) e “Sonata de Ouro” (1978). Os filmes serão distribuídos em duas sessões por dia, até quarta-feira, dia 25, e a entrada custa R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

Obra

Responsável pela programação do Cineclube Metrópolis, Waldir Segundo conta que já tinha o desejo de trazer a mostra para Vitória. Segundo lembra da importância do diretor para a história do cinema mundial.

“Quando falamos em Bergman, todo mundo fica meio atento, interessado. É um dos diretores mais importantes do século, referência do cinema. Lembro quando assisti a ‘Persona’ e aquela abertura com o fluxo insano de imagens me chocou”, destaca o programador.

No filme citado por Segundo, Bergman explora a relação entre uma atriz que perdeu a fala e sua enfermeira, de modo a questionar os fundamentos voláteis da identidade humana.

Já “O Sétimo Selo”, um dos mais importantes do diretor, se passa na época das Cruzadas, quando um cavaleiro encontra o país arrasado pela peste negra. O filme rendeu uma das cenas mais famosas do cinema, em que o cavaleiro disputa uma partida de xadrez com a Morte. O filme chegou a vencer o prêmio do júri em Cannes, onde também foi indicado à Palma de Ouro, e é considerado um clássico da experimentação.

Programação

Quinta (19)

17h - Persona

19h15 - Morangos Silvestres

Sexta (20)

17h - Sonata de Outono

19h15 - O Sétimo Selo

Sábado (21)

16h45 - Gritos e Sussurros

19h - Persona

Domingo (22)

16h45 - O Sétimo Selo

19h - Sonata de Outono

Segunda (23)

17h - Morangos Silvestres

19h15 - Sonata de Ouro

Terça (24)

17h - O Sétimo Selo

19h15 - Sonata de Outono

Quarta (25)

17h - Morangos Silvestres

19h15 - Persona

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais