> >
Grupo Z estreia 'Resto', peça com abordagem política

Grupo Z estreia "Resto", peça com abordagem política

Companhia aproveita o momento de eleições para dialogar sobre judicialização na Casa da Má Companhia

Publicado em 4 de outubro de 2018 às 19:25

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

especial

Na reta final das eleições, um espetáculo que tem tudo a ver com o tema estreia neste sábado (6) em Vitória: “Resto”, peça assinada por Fernando Marques e encenada pelo Grupo Z de Teatro. A montagem trata do atual cenário político do país, com foco no processo de judicialização que influencia em vários âmbitos da vida do cidadão.

“É um assunto que parece urgente. Para nós, se tornou impossível observarmos tudo o que vem acontecendo e ficarmos indiferentes”, comenta o dramaturgo. 

 

De acordo com Fernando, a judicialização é um fenômeno que faz com que questões políticas e sociais sejam solucionadas pelo Poder Judiciário ao invés de resolvidas pelo poder competente, seja ele Executivo ou Legislativo: "Na medicina, por exemplo, quando um remédio não é encontrado na farmácia pública do SUS, gera às vezes um processo judicial para que o paciente tenha direito a ele".

"Estudiosos apontam isso acontecendo no mundo todo. No nosso caso, tratamos de como está funcionando no âmbito político", explica Fernando. O espetáculo, com elenco de quatro artistas, não apresenta uma única história linear: "São quadros que se relacionam. Os atores fazem vários personagens diferentes que acabam dialogando entre si, mas não da forma como estamos acostumados".

O espetáculo do Grupo Z de Teatro tem entrada gratuita nos dias 7, 12 e 28 de outubro. (Ivna Messina)

Dirigido por Fernando e Carla van den Bergen, o espetáculo tem múltiplas referências. "'Antígona', de Sófocles, é uma delas. Além disso, estudamos 'O Juiz de Paz na Roça', de Martins Pena", acrescenta o dramaturgo. As linguagens também se entrelaçam, o que impede a definição de um gênero para a peça: "Eu costumo chamar de teatro adulto. Tem influência da comédia de costumes, tipicamente brasileira, e da tragédia grega, embora com outra abordagem".

As máscaras fazem referência à Commedia DellArte italiana, compondo uma estética plural. (Ivna Messina)

Nas fotos, é possível perceber os atores com máscaras pretas. O autor contou que se trata da influência dos personagens de juízes construídos a partir da máscara do Doutor, da italiana Commedia Dell'Arte: "Esse gênero é muito importante até hoje, porque tem figuras memoráveis como o arlecchino e colombina. O Doutor, por exemplo, representa um magistrado que posa como se soubesse de tudo. Nossa peça dialoga com essas referências".

O nome "Resto" partiu de uma sensação do grupo. "Diante das notícias de pessoas pedindo a volta da ditadura, gente relativizando a tortura e minimizando a democracia, ficamos com um sentimento de que estamos sobrando, que somos o 'resto' de algo que deu errado", pondera Fernando.

O diretor ressalta que a apresentação não é isenta de posicionamento político. "Não temos nenhuma pretensão de imparcialidade. A gente nem acredita que ela seja possível. Todo mundo tem uma posição. O que temos, com clareza, é que nenhum ponto deve ser imposto a ninguém", explica. Sobre o que esperar do espetáculo, ele responde: "O público vai ter um momento de encontro e reflexão sobre o que estamos vivendo no país, mas sem pessimismo. Temos humor e ironia, sem pesar nesse sentido".

TEMPORADA

 

Além da estreia neste sábado e da apresentação no domingo, “Resto” fará uma temporada durante o mês, sempre de sexta a domingo. Para brindar o momento político, a entrada será gratuita nos dias de primeiro e segundo turno (dia 7 e dia 28) e no feriado do dia 12 de outubro.

SERVIÇO

Resto

Quando: De sexta a domingo durante o mês de outubro, com estreia no dia 6 (sábado).

Dias 6 e 7 às 17h; nos demais dias, sextas às 19h, sábados e domingos às 17h.

Onde: Casa da Má Companhia - Rua Professor Baltazar, 150, Centro de Vitória (próx. à Catedral Metropolitana).

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Nos dias 7, 12 e 28 a entrada é gratuita.

Classificação: 10 anos.

Este vídeo pode te interessar

Informações: (27) 99903-2585.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais