> >
Escritora Alice Monteiro lança segundo livro de poemas em Vitória

Escritora Alice Monteiro lança segundo livro de poemas em Vitória

"Ultramar e Outros Mares" tem 80 poemas e será lançado neste sábado (24), em livraria em Jardim da Penha

Publicado em 23 de novembro de 2018 às 19:08

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

especial

O mestre Mário Quintana já dizia que “quem faz um poema abre uma janela”, e foi justamente pela janela que a poesia entrou na vida de Alice Monteiro, jornalista que lança “Ultramar e Outros Mares” em Vitória neste sábado (24). Durante uma viagem de trem para Montes Claros, em Minas Gerais, ela avistou um menino vendendo laranjas.

“Ele tinha mais ou menos a minha idade na época (8 anos), estava sujo e me ofereceu uma laranja, lembro até hoje. Eu pedi dinheiro à minha mãe, e ele foi seguindo o trem pela plataforma, mas não deu tempo”, descreve a poetisa, como um momento de dor, devido a situação social em que se encontrava aquela criança.

No mesmo dia ela escreveu a sua primeira poesia, chamada “pobreza”, e não parou mais. “A vida inteira eu escrevo, não viveria sem a poesia, é uma maneira de extravasar meus sentimentos”, afirma. E o olhar sensível pelo próximo, que despertou o gosto pela escrita, segue presente em seus versos.

Escritora Alice Monteiro. (Hanna Campos/Divulgação )

“Eu me inspiro no outro, porque ao falar do meu sentimento eu perpasso no outro”, avalia e acrescenta: “eu escrevo sobre o amor, em relação ao par, porque estou sempre apaixonada, mas também falo do amor de outras formas, sobre a minha mãe, o meu pai, sobre as árvores, também pela vida… por tudo”.

LANÇAMENTO

Alice é do Rio de Janeiro, mas decidiu lançar o seu segundo livro “Ultramar e outros mares” em Vitória. A noite de autógrafos neste sábado (24) começa às 18h, na livraria Logos do Shopping Jardins. Ela garante que a escolha da cidade não tem relação com algum amor capixaba. “Estou lançando aqui porque tenho vários parentes e amigos no Estado, eles me deram força e estou muito feliz por isso”, declara.

Porém, a escolha do título é, de certa forma, uma homenagem a alguém especial. “Ultramar é uma cor azul que eu gosto muito e a cor dos olhos de uma pessoa amada. Já outros mares são os outros significados, esse título surgiu na minha cabeça e me tomou”, explica.

Livro "Ultramar e Outros Mares", da jornalista Alice Monteiro. (Ibis Libris/Divulgação)

Tudo está conectado neste exemplar, desde a foto da capa, ao prefácio escrito por Christovam de Chevalier e a dedicatória ao pequeno vendedor de laranja. “O farol e o banco vazio tem tudo a ver com o livro. Quem fica no farol, normalmente, são pessoas solitárias, pois o livro também fala de solidão. A procura de um amor que partiu e me partiu”, relata.

Dentre os 80 poemas, existe sim um preferido, e ainda um que virou música. “Coração Partido” é o mais longo e o que mais representa a autora, segundo a própria. “Fala da minha alma, das minhas entranhas. É difícil explicar, sabe, mas quando eu leio, parece que a dor que eu sentia ao escrever eu continuo sentindo”, pontua.

O segundo trecho de “Bicho Acuado” se transformou em reggae na voz da pianista e cantora lírica Eliane Salek. “Eu adoro cantar, mas não sou profissional e sinto que meus poemas percorrem um caminho lírico. Ela é minha amiga e adorou o poema, foi uma surpresa pra mim e vai fazer parte do seu CD”, comemora.

Em 2009 ela publicou o primeiro livro “Estelar”. De lá para cá, ela conta que viveu um “amadurecimento poético”. “Fiquei mais crítica, então o segundo (livro) teve um processo um pouco mais demorado, mas não que eu levasse nove anos para escrever. As poesias deste foram escritas a partir de 2016”, revela.

Para ela, esse novo momento é “interceptado por paisagens de êxtase e abandono, de plenitude e de falta. Tudo isso são antíteses e os portos do amor. Tudo isso fala do amor”, contempla Alice, a poeta apaixonada. 

SERVIÇO

Lançamento do livro “Ultramar e Outros Mares”, de Alice Monteiro

Quando: sábado (24), às 18h

Onde: Livraria Logos do Shopping Jardins, Rua Carlos Eduardo Monteiro de Lemos, 262, Jardim da Penha, Vitória

Este vídeo pode te interessar

Aberto ao público.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais