> >
Em crise, Museu de Arte do Rio dá aviso prévio a todos os funcionários

Em crise, Museu de Arte do Rio dá aviso prévio a todos os funcionários

Segundo administradores da casa, Prefeitura do Rio não faz repasses desde setembro

Publicado em 12 de novembro de 2019 às 14:02

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O Museu de Arte do Rio (MAR). (Divulgação)

Os funcionários do Museu de Arte do Rio, o Mar, foram informados que a partir desta segunda-feira (11) estão cumprindo aviso prévio. O plano de demissões pode atingir todos os empregados, mas há possibilidade de reversão desse quadro se a prefeitura efetuar os pagamentos atrasados. 

Embora as exposições e os programas educativos sejam mantidos por recursos de captação e leis de incentivo fiscal, a folha de pagamento de funcionários é paga com verba da prefeitura, que não faz os repasses desde setembro ao Instituto Odeon, organização social que administra o museu há sete anos.

No fim da semana passada, o diretor cultural do MAR disse que estava deixando o cargo. Salles deixou o museu após críticas à Prefeitura do Rio, a quem atribuiu um "profundo desmantelamento de aparatos culturais e artísticos".

Inaugurado pelo então prefeito Eduardo Paes em 2013, como parte do processo de revitalização da zona portuária da capital fluminense, o museu é alvo de disputa entre o prefeito Marcelo Crivella (PRB) e a Fundação Roberto Marinho, parceira de Paes na construção do museu.

Na última sexta (8), o Instituto Odeon enviou um ofício à Secretaria Municipal de Cultura da cidade informando que iniciaria, nesta segunda, as ações de desmobilização, "inclusive procedendo com o aviso prévio de seus funcionários, para a proteção dos direitos trabalhistas dos mesmos", informou a assessoria de imprensa da instituição.

Este vídeo pode te interessar

"O início do processo de desmobilização acontece após os consecutivos atrasos no pagamento de parcelas do contrato de gestão, incluindo a parcela de setembro que até o momento não foi depositada. Com isso, não há mais fôlego financeiro para manter o equipamento funcionando".

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais