> >
Mel produzido em Viana abastece mercado de São Paulo

Mel produzido em Viana abastece mercado de São Paulo

As colmeias, que já produziram 15 toneladas de mel em 2018, estão localizadas principalmente nas regiões rurais de Jucu e Baía Nova

Publicado em 2 de novembro de 2018 às 19:23

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Viana já produziu 15 toneladas de mel neste ano. (Pixabay)

As mais de 20 toneladas de mel produzido por ano em Viana estão abastecendo o mercado da maior cidade país. O produto é vendido para duas empresas de São Paulo e tem se destacado no mercado nacional por seu sabor diferenciado e único. As colmeias estão localizadas principalmente nas regiões rurais de Jucu e Baía Nova, onde há uma reserva ambiental ampla, com plantas nativas que oferecem condições ideais para as abelhas produzirem mel silvestre sem utilização de agrotóxico.

Segundo o presidente da Associação Vianense de Apicultores (Aviapis) Maurílio Brandão, a expectativa é que a produção deste ano seja superior a de 2017. Até o momento, a produção vianense já está na marca de 15 toneladas do produto. “As condições climáticas estão favoráveis para nossa produção. Muitas árvores floresceram este ano e as abelhas, então, aproveitaram. Isso ajuda a manter a qualidade do nosso produto”, afirmou.

SEM AGROTÓXICO

A qualidade do mel produzido no município é um dos fatores de destaque. Ainda segundo o presidente da Aviapis, uma análise realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) de Santa Catarina, apontou que o mel de Viana é mais de 90% orgânico, ou seja, não utiliza agrotóxicos, hormônios, drogas veterinárias, adubos químicos, antibióticos ou transgênicos em qualquer fase da produção.

Um equipamento que vai potencializar a produção do mel em Viana, a Casa do Mel, será inaugurada no dia 08 de novembro, juntamente com a Usina de Compostagem. No local, os apicultores terão um lugar com toda estrutura necessária para a realização do trabalho: o espaço contará com recepção, salas de processamento, higienização, embalagem, banheiros, copa, sala para depósito de materiais químicos, entre outros.

Este vídeo pode te interessar

* As informações são da Prefeitura de Viana

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais