> >
Faltou emprego para 27,7 mi de pessoas no primeiro trimestre de 2018

Faltou emprego para 27,7 mi de pessoas no primeiro trimestre de 2018

Contingente de pessoas em desalento atingiu nível recorde

Publicado em 17 de maio de 2018 às 12:11

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Fila do desemprego. (Fábio Vicentini/arquivo)

Faltou trabalho para 27,7 milhões de brasileiros no primeiro trimestre do ano, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE. O número é a soma de desempregados, pessoas que gostariam de trabalhar mais e aqueles que até queriam uma vaga, mas por alguma razão não procuravam ou procuravam, mas não estavam disponíveis para trabalhar — que formam a chamada subutilização da força de trabalho. O número corresponde 24,7% da força de trabalho, o maior nível da série histórica.

Além disso, o contingente de pessoas em desalento - que desistiram de buscar trabalho - também atingiu nível recorde, de 4,6 milhões

O dado faz parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Trimestral, que detalha as informações sobre o mercado de trabalho. No 4º trimestre de 2017, este grupo estava em 26,4 milhões de pessoas e, há um ano, em 26,5 milhões.

Este vídeo pode te interessar

Com relação ao desempregados nesse período, a taxa ficou em 13,1%. Isso quer dizer que, nos primeiros três meses do ano 13,7 milhões de pessoas estavam buscando trabalho. A taxa é inferior à registrada no mesmo período de 2017, quando ficou em 13,7%, mas houve aumento frente aos últimos três meses do ano passado, quando a taxa foi de 11,8%, segundo a Pnad.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais