> >
Economia brasileira encolheu 0,13% no primeiro trimestre

Economia brasileira encolheu 0,13% no primeiro trimestre

Desempenho veio pior que o esperado pelo mercado, que projetava crescimento

Publicado em 16 de maio de 2018 às 11:53

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Banco Central do Brasil. (Francisco Aragão / Flickr)

A economia brasileira frustrou as expectativas e encolheu 0,13% no primeiro trimestre. É o que revela o índice do Banco Central que mede a atividade do país (IBC-BR), divulgado na manhã desta quarta-feira. A previsão dos analistas do mercado financeiro era de uma alta de 0,2% nos três primeiros meses do ano.

O QUE É O IBC-BR

O IBC-Br foi criado pelo BC para ser uma referência do comportamento da atividade econômica que sirva para orientar a política de controle da inflação pelo Comitê de Política Monetária (Copom), uma vez que o dado oficial do Produto Interno Bruto (PIB) é divulgado pelo IBGE com defasagem em torno de três meses. Tanto o IBC-Br quanto o PIB são indicadores que medem a atividade econômica, mas têm diferenças na metodologia.

O indicador do BC leva em conta trajetória de variáveis consideradas como bons indicadores para o desempenho dos setores da economia (indústria, agropecuária e serviços).

Este vídeo pode te interessar

Já o PIB é calculado pelo IBGE a partir da soma dos bens e serviços produzidos na economia. Pelo lado da produção, considera-se a agropecuária, a indústria, os serviços, além dos impostos. Já pelo lado da demanda, são computados dados do consumo das famílias, consumo do governo e investimentos, além de exportações e importações.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais