É jornalista e escritora, com passagens pelos jornais A Gazeta e Folha de São Paulo e pelas revistas Bravo! e Vida Simples. Atualmente coordena o Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta.

Praticar a sororidade ajuda a enfraquecer estigmas contra as mulheres

Ser mulher em tempos conservadores tem exigido um bocado de nós. Se existe uma coisa que nos fortalece neste cenário é seguirmos juntas

Publicado em 10/11/2019 às 04h01
Debate feminista. Crédito: Divulgação
Debate feminista. Crédito: Divulgação

Na semana passada, aqui mesmo, neste espaço, falávamos da enorme frequência com que reproduzimos comportamentos machistas às vezes até sem perceber e de como desconstruí-los passa pela prática cotidiana de cada um de nós. Quando o ataque contra mulheres parte das próprias mulheres, é preciso, mais do que nunca, superar preconceitos, reforçar o debate feminista e colocar em prática uma palavrinha ainda pouco conhecida, mas muito potente: sororidade.

Sororidade tem a ver com empatia, respeito e solidariedade. Embora ainda não conste da maioria dos dicionários da língua portuguesa, o substantivo feminino formado a partir do prefixo soror (do latim: irmã) ecoa diariamente nas atitudes daquelas que protegem, apoiam, fortalecem, estimulam e incentivam a potência de outras mulheres.

Sua prática aponta para a convicção de que meninas não precisam odiar outras meninas, não precisam rivalizar com elas, não precisam sustentar preconceitos históricos que incitam a disputa, não precisam se vestir para elas nem considerá-las como concorrentes.

A exigência é uma só: que nos coloquemos umas no lugar das outras. Por mais difícil que pareça e por mais que culturalmente sejamos treinadas para o contrário, praticar a sororidade ajuda a enfraquecer estigmas e fortalecer movimentos contra a violência doméstica, as injustiças profissionais, as desigualdades de gênero, o massacre de padrões que não conseguimos alcançar, o domínio masculino sobre nossas crenças.

Vamos juntas?

1) Que tal, sempre que possível, divulgarmos e consumirmos o trabalho de outras mulheres?

2) O que acham de banirmos as palavras vagabunda e vadia do nosso vocabulário e parar de responsabilizar as mulheres pelas escolhas de um homem comprometido?

3) Hoje é um bom dia para deixarmos de julgar mulheres por terem atitudes diferentes das que nós teríamos, incluindo escolhas relativas a roupas, relacionamentos, trabalhar ou não fora de casa, ter ou não ter filhos.

4) Situações de risco ou necessidade emocional pedem postura solidária. Com raras exceções, o melhor a fazer é oferecer apoio, ouvido, ombro e um total de zero julgamentos.

5) Lembrar para não esquecer: mulheres não precisam ser rivais, a despeito do que ouvimos por anos a fio.

Pode parecer óbvio, mas a verdade é que fomos criadas, com raras exceções, para colaborar com os homens e competir com as mulheres. Lutamos para alcançar postos mais altos na carreira profissional, custe o que custar. Mas esquecemos que, quanto mais progredirmos, maiores as chances de levarmos outras mulheres conosco e maiores as possibilidades de implantarmos políticas de inclusão e igualdade nas empresas.

Os números apontam que a estratégia é, inclusive, um bom negócio. Para citar apenas um dado: segundo estudo de 2007 feito pela McKinsey, empresa norte-americana reconhecida como a líder mundial no mercado de consultoria empresarial, organizações que têm equipes executivas com maior diversidade de gênero alcançam lucros 21% acima da média; se a diversidade for étnica, os lucros sobem 33%.

Há uma onda conservadora em curso, que tenta naturalizar comportamentos violentos, justificar desequilíbrios e desmerecer bandeiras da caminhada feminina por liberdade, igualdade e justiça. Independentemente do lado em que você se posiciona, saiba que ser mulher em tempos como esses tem exigido um bocado de nós. Se existe uma coisa que nos fortalece neste cenário é seguirmos juntas, a partir dos pequenos atos.

A Gazeta integra o

Saiba mais
violência contra a mulher

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.