> >
Semana começa com alerta de temporais para cidades do Caparaó no ES

Semana começa com alerta de temporais para cidades do Caparaó no ES

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais colocou sete  cidades da área do Caparaó, no Sul do Estado, no aviso climático vigente até a manhã desta terça-feira (10). Nelas, podem ocorrer chuva forte e não está descartada queda de raios e até granizo

Publicado em 9 de novembro de 2020 às 12:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Tempo
A Região do Caparaó, ao Sul do Estado, está em alerta para chuvas intensas e temporais. (Reprodução/Inpe)

A semana começou com o tempo instável em praticamente todo o Espírito Santo e as chances de chuva são baixas para esta segunda-feira (9), segundo o Instituto Capixaba de pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Ainda assim, elas podem ocorrer de forma rápida, com pancadas nas cidades das Regiões Serrana, Grande Vitória e Sul. No entanto, para o Sul do Estado, principalmente na área do Caparaó, sete cidades estão com alerta vigente para chuvas intensas e tempestade.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Divino São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi e Iúna podem registrar chuvas intensas e tempestade até a manhã desta terça-feira (10).

Na análise do Inpe, nestes municípios existe há possibilidade de chuvas localmente fortes acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento pontuais. As pancadas de chuva poderão ser de curta duração, porém localmente intensas. Não é descartado eventual queda de granizo. Este panorama acompanha as indicações climáticas para Rio de Janeiro e Minas Gerais, que fazem divisa com estas cidades.

SEMANA

Na terça-feira, a formação de um sistema de baixa pressão atmosférica na costa da Região vai reforçar as instabilidades climáticas. A chuva já pode começar de manhã nos quatro estados da região Sudeste e há condições para temporais. O Instituto Climatempo alerta que na região Sul do Estado existem fatores que permitem chuvas diárias até a próxima sexta-feira (13).

Este vídeo pode te interessar

Em relação às temperaturas, de acordo com o Incaper, a maior nebulosidade neste início de semana mantém elas mais amenas. A máxima no Estado para esta segunda-feira não chega aos 30 °C, cenário que se mantém para o dia seguinte. Ainda que os termômetros não subam tanto, a sensação de abafamento pode ser registrada em várias regiões do Espírito Santo.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais