> >
Funai deve ir para Ministério da Agricultura, diz Onyx Lorenzoni

Funai deve ir para Ministério da Agricultura, diz Onyx Lorenzoni

Área que trata de indígenas deixaria a pasta da Justiça

Publicado em 3 de dezembro de 2018 às 22:47

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Onyx Lorenzoni, futuro Ministro da Casal Civil. (Luís Macedo/Ag. Câmara)

O futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que a Fundação Nacional do Índio (Funai) deve ser transferida da pasta da Justiça para a Agricultura. Onyx ressaltou que a decisão ainda está em estudo, mas afirmou que a ideia é ter uma nova abordagem sobre a questão indigenista.

"O Brasil há muitos anos cuida de seus índios através de ONGs, que nem sempre faz este trabalho de forma adequada. Temos conversado com as comunidades indígenas e o que elas querem é liberdade, mantendo suas tradições", disse Onyx.

Ele citou ter ouvido de pesquisadores brasileiros relatos sobre dificuldade para acessar determinadas áreas indígenas. O ministro disse que isso ocorre enquanto entidades internacionais teriam acesso facilitado. Onyx disse ser necessário um "novo olhar" sobre o tema e disse ser lamentável que a legislação proíba indígenas de "buscar outra condição".

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais