ASSINE

Funai deve ir para Ministério da Agricultura, diz Onyx Lorenzoni

Área que trata de indígenas deixaria a pasta da Justiça

Publicado em 03/12/2018 às 18h47
Onyx Lorenzoni, futuro Ministro da Casal Civil. Crédito: Luís Macedo/Ag. Câmara
Onyx Lorenzoni, futuro Ministro da Casal Civil. Crédito: Luís Macedo/Ag. Câmara

O futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que a Fundação Nacional do Índio (Funai) deve ser transferida da pasta da Justiça para a Agricultura. Onyx ressaltou que a decisão ainda está em estudo, mas afirmou que a ideia é ter uma nova abordagem sobre a questão indigenista.

"O Brasil há muitos anos cuida de seus índios através de ONGs, que nem sempre faz este trabalho de forma adequada. Temos conversado com as comunidades indígenas e o que elas querem é liberdade, mantendo suas tradições", disse Onyx.

Ele citou ter ouvido de pesquisadores brasileiros relatos sobre dificuldade para acessar determinadas áreas indígenas. O ministro disse que isso ocorre enquanto entidades internacionais teriam acesso facilitado. Onyx disse ser necessário um "novo olhar" sobre o tema e disse ser lamentável que a legislação proíba indígenas de "buscar outra condição".

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.