> >
Besouros do acervo do Museu Nacional são encontrados a 2 km do local

Besouros do acervo do Museu Nacional são encontrados a 2 km do local

Curadora da coleção entrou em contato com moradora para resgatar peças

Publicado em 4 de setembro de 2018 às 14:21

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Após incêndio, moradora encontra item que seria do acervo de museu em sua varanda. (Reprodução)

A professora e pesquisadora da UFRJ Marcela Monné confirmou que os besouros encontrados na varanda de uma moradora da Tijuca, em meio a fuligem oriunda das chamas do incêndio que consumiu o Museu Nacional, na noite de domingo, são de fato da instituição. Ela já fez contato com a relações públicas Rita Lamosa, de 55 anos, que encontrou os insetos, e combinou de resgatá-los nesta quarta-feira.

—São peças do museu sim. Faziam parte do acervo científico. Era material que não estava montado. Estava guardado em gavetas em mantas, que são retângulos que têm como base algodão. Era material que ainda seria montado em alfinetes. É do grupo que eu trabalho. São besouros, são cerambicídios da família Cerambycidae — confirmou a pesquisadora, que é também curadora da coleção de besouros, com base nas fotos publicadas na internet e divulgadas na imprensa.

Marcela não faz ideia de como os besouros foram parar tão longe, mas acredita que possa ter sido por conta da altura que as chamas alcançaram, associadas ao vento. O prédio em que a relações públicas mora, perto da Praça Saens Peña, fica a cerca de dois quilômetros da Quinta da Boa Vista, onde fica o museu.

A pesquisadora disse não ter notícia de outros moradores das redondezas que tenham localizados objetos que pertenciam ao acerco do museu, além de Rita Lamosa. Porém, ela recomenda aos que tenham achado alguma peça que possam ser do acervo para entrarem em contato com pessoas que trabalham na instituição para fazer a devolução.

— Isso é acervo do Museu Nacional. Que venham devolver, porque a gente precisa — apelou Marcela que soube dos besouros encontrados pela moradora da Tijuca por pessoas que passaram o contato dela. — Já nos falamos e vou buscar amanhã (quarta-feira).

Marcela Monné disse que só depois que ver as peças, poderá avaliar o estado delas. Rita contou que encontrou os besouros em sua varanda na manhã de segunda-feira, quando acordou. E, teve o cuidado de retirá-los imediatamente do local, para evitar que fossem destruídos pelo cachorro. Os insetos estavam dispostos numa pequena placa e foram guardados por ela num saco plástico e colocados dentro de uma latinha para protegê-los.

Este vídeo pode te interessar

— Ontem (segunda-feira) de manhã quando nós acordamos o meu marido viu na varanda esta plaquinha. Nós tiramos logo do local, porque temos cachorro e para ele não destruir. E eu acondicionei num plástico e numa latinha para proteger, porque é muito sensível — contou a moradora que não esperava que uma peça do acervo do museu fosse parar tão distante.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais