> >
Ativista negra morre durante operação policial em Porto Alegre

Ativista negra morre durante operação policial em Porto Alegre

Marcia Soares, advogada da ONG Themis, à qual a ativista era ligada, afirma que Jane morreu em decorrência da queda na escada de sua casa

Publicado em 9 de dezembro de 2020 às 11:05

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Jane Beatriz Silva Nunes, ativista negra que morreu durante operação policial em Porto Alegre
Jane Beatriz Silva Nunes, ativista negra que morreu durante operação policial em Porto Alegre. (Divulgação)

A ativista negra Jane Beatriz Silva Nunes morreu, nesta terça-feira (8), durante operação da Brigada Militar do Rio Grande do Sul.

Marcia Soares, advogada da ONG Themis, à qual a ativista era ligada, afirma que Jane morreu em decorrência da queda na escada de sua casa, na Vila Cruzeiro, em Porto Alegre. A ativista estava voltando do mercado quando viu que os policiais tentavam entrar na residência.

Ela teria resistido e pedido às autoridades para ver o mandado para que entrassem na casa, segundo Soares.

Moradores da região protestaram contra a morte da ativista no fim da tarde desta terça. A ONG Themis, que trata de discriminações contra mulheres no sistema de Justiça e faz parte da história de Jane, foi uma das responsáveis por convocar a manifestação.

A advogada afirma que a Brigada Militar já vinha fazendo abordagens nas casas dos moradores da Vila Cruzeiro.

Nas redes sociais, a Themis afirma: "É imprescindível e urgente que as circunstâncias da morte de Jane sejam rigorosamente apuradas pelas autoridades competentes; que a família e a comunidade recebam o adequado apoio e respeito do Estado e que ações concretas sejam tomadas pelo Poder Público para que os direitos e as vidas das pessoas negras e periféricas não sejam mais sistematicamente violados".

Questionada pela Folha, a assessoria da Brigada Militar enviou informações de que o Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul "identificou como causa da morte o rompimento espontâneo de um aneurisma cerebral. Não foi localizado no corpo nenhum sinal de trauma que justificasse o óbito".

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais