> >
Profissões em alta na saúde: os novos rumos com o novo normal

Profissões em alta na saúde: os novos rumos com o novo normal

A realidade provocada pela pandemia de Covid-19 trouxe maior percepção do papel fundamental desses trabalhadores para a sociedade

Publicado em 25 de novembro de 2020 às 10:42

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Novos tratamentos e novas descobertas na área da saúde são constantes. Especialistas apontam que os profissionais precisam se manter atualizados
Novos tratamentos e novas descobertas na área da saúde são constantes. Especialistas apontam que os profissionais precisam se manter atualizados. (Freepik)

No momento em que todo mundo precisou ficar em casa e modificar as formas de trabalhar, os profissionais da saúde tiveram de assumir a linha de frente e colocar o trabalho em prática contra um novo inimigo, mesmo com risco de contaminação, jornadas excessivas de plantão, afastamento da família e demais transtornos causados pela pandemia.

A nova realidade trouxe maior percepção do papel desses trabalhadores, conforme destaca o coordenador do curso de Medicina da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o médico Doglas Gobbi Marchesi.

E para o mercado de trabalho, o que será exigido? É fundamental, ainda de acordo com Marchesi, que quem está iniciando na área esteja sempre atualizado sobre as novas demandas e novidades da profissão. 

Aspas de citação

O médico que está entrando no mercado deve compreender que essa não foi a primeira nem a última pandemia. Doenças novas, novos tratamentos e novas descobertas na medicina são cada vez mais frequentes. O profissional deve se manter atualizado e pautado na ciência

Doglas Gobbi Marchesi
Coordenador do curso de Medicina da Ufes
Aspas de citação

Entretanto, mesmo que o profissional faça sua parte, o maior desafio para o futuro, no contexto social, “será fazer toda a sociedade entender a importância da ciência, o respeito à metodologia científica e o tempo necessário para comprovação de teorias e tratamentos”, explica.

Outra área da saúde de grande relevo na pandemia foi a biomedicina. Professora do curso de Biomedicina do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Carine Coneglian de Farias Colman afirma que, além da valorização do trabalho do profissional de saúde, a pandemia também trouxe maior entendimento à população sobre a importância do conhecimento da área.

Por sua grande abrangência no mercado, o curso de Biomedicina tem despertado o interesse de estudantes. “Com a pandemia, houve maior destaque da profissão, devido à importante atuação do biomédico na pesquisa, como no auxílio da identificação do vírus, produção de vacina, entre outros, e também no diagnóstico laboratorial. Por isso, tende a crescer muito ainda a busca por esse curso”, completa Carine.

O leque de atuação para a categoria é extenso e, de acordo com o presidente do Conselho Federal de Biomedicina, Dr. Silvio José Cecchi, a formação complexa e minuciosa, que compreende todo o corpo humano e seus fatores externos, possibilita que o profissional possa atuar além da análise clínico-laboratorial, estendendo-se a exames de imagens, banco de sangue, acupuntura, biologia molecular, citologia, genética, perfusão extracorpórea, bioindústria, perícia criminal, estética, entre outras áreas.

Áreas da saúde em alta

Este vídeo pode te interessar

  • 01

    Enfermagem

    Curso de graduação em Enfermagem: além de atuarem nos hospitais, um dos setores que contratam enfermeiros é o de home care. Os serviços de atendimento domiciliar para pacientes crescem em todo o país. Levantamento do Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar (Nead) aponta que o número de empresas que oferecem o serviço de home care vem aumentando, e o faturamento do setor já ultrapassa os R$ 10 bilhões.

  • 02

    Medicina

    Formação clássica: são seis anos de formação em horário integral, acrescido dos estágios obrigatórios e do período de residência médica. São mais de 50 especialidades médicas.

  • 03

    Biomedicina

    As possibilidades de carreira estão em vários campos e se concentram nas áreas de análise clínica, pesquisa e docência, estudos genéticos e reprodução humana. Também é possível trabalhar no setor de análises alimentícias e ambientais, entre outros. Ganhando cada vez mais terreno no campo da saúde, a Biomedicina é uma das profissões do futuro. Ela é voltada para a análise de exames laboratoriais e identificação de agentes causadores de doenças, além da contribuição para a área de pesquisa e desenvolvimento de novos tratamentos.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais